segunda-feira, 26 de junho de 2017

GOSEI SENTAI DAIRENJA

título original: Gosei Sentai Dairenja
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1993
país: Japão
elenco principal: Ei Hamura, Hisashi Sakai, Keichi Wada, Keisuke Tsuchiya, Natsuki Takahashi, Tatsuya Nomi
direção: Shohei Tojo
roteiro: Noboru Sugimura

Em 6000 a.C., existia uma próspera e pacífica cidade no interior da China. Mas, uma seita chamada Goma, que controlava um poder mágico chamado Yu, atacou a cidade e só parou quando o povo se curvou diante deles.
Um grupo de 5 guerreiros se ergueram contra Goma, formando um grupo chamado Gosei Sentai Dairenja. E controlando a energia Qi (o principal poder benéfico do Taoismo), de fato eles conseguiram fazer frente a Goma.
Ninguém nunca soube ao certo como essa guerra acabou, mas tanto Dairenja quanto Goma deixam de ser mencionados a partir de um determinado ponto da História...
No final do século XX, Goma reapareceu no Japão tão repentinamente quanto tinha desaparecido na China. E agora com a intenção de escravizar toda a Humanidade.
Pra impedir isso, o misterioso Mestre Kaku consegue localizar 5 descendentes dos antigos membros de Dairenja. E vendo que todos eles herdaram o controle do Qi dos seus antepassados, ele forma um novo esquadrão Dairenja em 1993.
A guerra que começa a partir daí não é apenas entre Dairenja e Goma, mas também entre as energias Qi e Yu.

Gosei Sentai Dairenja se diferencia dos outros sentais por alguns detalhes do seu desenrolar...
O principal é a menor quantidade de monstros ocasionais: vários monstros aparecem em mais de 1 capítulo (na maioria dos sentais, os monstros quase sempre aparecem e morrem no mesmo capítulo e não voltam a aparecer depois).
Também podemos destacar a saída de alguns personagens fixos e a entrada de outros a qualquer momento do seriado (na maioria dos sentais, isso acontece mais de 15 em 15 capítulos, ou numa média próxima disso).
Aqui também não se dá tanta importância a 1 vilão específico. Cada vilão tenta pegar os heróis sozinho por várias vezes e os outros vilões fixos nem aparecem. Mas claro que eles também atacam juntos em várias ocasiões.
A história como um todo é mais séria. Mas também tem várias piadas bobas espalhadas pelo seriado todo.
Também vale lembrar que o ator Ryosuke Umizu (ou Ryosuke Kaizu, como é mais conhecido), que interpretou o Red Mask em Defensores da Luz Maskman (1987), faz uma participação aqui, como o monstro do capítulo 33.
Bom, talvez o que chame mais atenção em Dairenja é que várias cenas dele foram utilizadas como footage na 2ª temporada de Power Rangers (1994). Principalmente as cenas de luta entre os robôs e os monstros gigantes.
Enfim, foi quase a mesma coisa que já tinham feito com Kyoryu Sentai Jurenja (1992) no ano anterior. Só que menos.
É que os diretores e produtores de Power Rangers acharam a maioria dos vilões de Dairenja muito sem graça pra inspirarem novos vilões de Power Rangers. E em relação aos heróis, só aproveitaram algumas cenas do guerreiro branco do grupo, que passou a ser a armadura branca do personagem Tommy (isso explica por que muito menos cenas foram aproveitadas de Dairenja do que de Jurenja).
Apesar disso, a imagem do Mestre Ogro, vilão principal da 10ª temporada de Power Rangers (2002) foi inspirada na imagem do Imperador Goma XVI, o último vilão a lutar contra os heróis no último capítulo de Dairenja.
Pra encerrar, vou lembrar que os atores Tatsuya Nomi e Koji Naka, que interpretaram respectivamente os personagens Daigo e Kaku, faleceram recentemente (o Koji em 2015 e o Tatsuya em 2017).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Dairenja:


E clique aí do lado em ‘sentais’ que você acha posts sobre Jurenja e Maskman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: