segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A LULA LELÉ

título original: Squiddly Diddly
título brasileiro: A Lula Lelé
ano de lançamento: 1965
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

A Formiga Atômica e O Esquilo Sem Grilo eram 2 seriados animados previstos pra estrear em par em 1965.
Foi feito. Mas, antes da estreia dos 2 desenhos, foi levado em conta que cada capítulo da Formiga Atômica e do Esquilo Sem Grilo só tinham em média 6 minutos. Ou seja, o programa do início ao fim só teria, contando com o intervalo comercial no meio, pouco mais de 12 minutos por dia.
Pra ‘engrossar’ o programa, a Hanna-Barbera acrescentou mais 4 desenhos ao par inicial: A Lula Lelé, A Feiticeira Faceira, O Xodó da Vovó e Zé Buscapé.
Feito isso, todos esses 6 desenhos estrearam juntos no programa infantil The Atom Ant/Secret Squirrel Show.
Mas, enquanto A Formiga Atômica e O Esquilo Sem Grilo mostram personagens que, apesar de cômicos e infantis, se comportam como super-heróis, os outros 4 desenhos ficam mais na comédia infantil mais básica mesmo. Aparentemente, houve alguma necessidade da Hanna-Barbera de chamar mais a atenção de crianças mais pequenininhas, já que o carro chefe do programa eram 2 desenhos mais voltados pra pré-adolescentes.
No caso da Lula Lelé, vemos uma lula humanizada (na verdade, ele se parece muito mais com um polvo) que mora num parque aquático chamado Borbulhândia, administrado por um oficial da Marinha dos Estados Unidos chamado Winchley.
Como a Lula Lelé é muito explorada pelo comandante, que quer que ela limpe o parque, cuide da bilheteria e faça uma série de outros serviços, a cada capítulo ela vai embora ou planeja ir embora do parque, mas acaba voltando no final do capítulo. Quase sempre, porque acaba encontrando mais confusão do lado de fora da Borbulhândia do que lá dentro.
Mas, como eu disse, os problemas que ela encontra são mais comuns, se comparados aos da Formiga Atômica e do Esquilo Secreto. O mais estranho que vemos acontecer com a lula é ser abduzida por extraterrestres em um dos capítulos.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre A Lula Lelé:


E além da Formiga Atômica e do Esquilo Sem Grilo, outros seriados da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram Os Flintstones (1960); Os Jetsons (1962); Frankenstein Jr.; Os Impossíveis (ambos de 1966); O Poderoso Mightor (1967); Scooby-Doo, Cadê Você (1969); Os Mussarelas (1972); Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973); A Família Dó Ré Mi (1974); Treme-Treme (1977); Os Smurfs (1981); e Galtar e a Lança de Ouro (1985).
Clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre todos eles.
Até a próxima!

Nenhum comentário: