segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ELA VEIO DA FLORESTA / SEGREDO SOMBRIO

título original: Thale
títulos brasileiros: Ela Veio da Floresta / Segredo Sombrio
ano de lançamento: 2012
país: Noruega
elenco principal: Erlend Nervold, Jon Sigve Skard, Silje Reinamo
direção e roteiro: Aleksander Nordaas

De acordo com o Folclore Escandinavo, os uldras são criaturas que vivem nas florestas ou no subterrâneo delas.
Alguns dizem que são seres parecidos com gnomos, outros dizem que se parecem mais com mulheres de aspecto quase humano...
Mas todos concordam que os uldras são criaturas pacíficas e podem até curar feridas e doenças que aflijam os humanos. Desde que sejam bem tratados, é claro. Porque, quando os uldras se sentem desrespeitados pelos humanos, coisas terríveis podem acontecer...

Produção independente e de baixíssimo custo (o Aleksander Nordaas funcionou aqui ao mesmo tempo como diretor, roteirista, produtor, cenógrafo e cameraman do filme), Thale foi lançado no Brasil como Ela Veio da Floresta, sendo relançado logo depois como Segredo Sombrio.
Procurei informações sobre essa variação do título brasileiro, mas realmente é pouco o que se encontra na Internet falando sobre isso. A única coisa que deu pra entender é que o filme ia ter uma distribuidora e depois passou pra outra (mas nenhum site que menciona o assunto entra em detalhes sobre isso). Deve ter sido por isso que mudaram o nome.
Bom, como eu ia dizendo, é uma produção independente que o Aleksander Nordaas levou em frente trabalhando como pau pra toda obra.
Dentro do que se pode esperar pra um filme feito nessas condições, o resultado ficou bom. Mas você não pode ver Segredo Sombrio esperando encontrar nada que passe perto de uma superprodução, evidentemente.
O filme também não tem muita ação. A coisa só começa a ficar ‘animada’ lá pelos últimos 15 minutos.
Quanto à história em si, ela tem como foco 2 rapazes que tão passando por problemas pessoais: o Elvis é um pai solteiro que não sabe lidar direito com essa situação e o Leo vive em pânico contido desde que descobriu um câncer fora de controle crescendo nos pulmões.
Acidentalmente, eles descobrem um laboratório clandestino escondido por uma cabana e abandonado há muitos anos no meio de uma floresta norueguesa. E lá dentro, eles encontram uma uldra (ou huldra, como alguns preferem escrever), chamada Thale, que foi criada ali por um cientista.
Não temos nenhuma explicação detalhada sobre nada. Mas fica implícito que o cientista era um dissidente de uma organização que pretendia matar a uldra pra fazer experiências com ela. E ele trancou ela ali pra salvar ela.
Enquanto isso, o Elvis e o Leo não percebem que não só a organização localizou a uldra e tá indo pra lá como também as outras uldras da floresta começaram a se aproximar pra buscar a irmã...
As criaturas, nas poucas cenas em que aparecem, quase sempre são mostradas de longe. Então a gente nem chega a ver detalhes sobre a aparência delas. Só chegam a assustar quando aparecem de súbito em algumas cenas.
Quanto à personagem-título, ela se mostra desde o início com um grande poder destruidor. Mas, como suas irmãs, ela não faz nada contra você desde que você não faça nada contra ela.
Segredo Sombrio também é um dos raros filmes de terror em que cada personagem só recebe o que merece no final. Então, não espere ver aqui um monstro bizarro matando quem merece e quem não merece.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

Nenhum comentário: