segunda-feira, 25 de julho de 2016

MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS

título original: Battle Beyond the Stars
título brasileiro: Mercenários das Galáxias
ano de lançamento: 1980
país: Estados Unidos
elenco principal: Darlanne Fluegel, John Saxon, Richard Thomas
direção: Jimmy T. Murakami e Roger Corman
roteiro: Anne Dyer e John Sayles

O Planeta Akir já foi a pátria de grandes guerreiros espaciais. Mas agora que os habitantes se converteram aos ensinamentos de um livro sagrado chamado Varda, procuram levar uma vida mais bucólica.
Um dia, uma nave gigantesca se aproxima do planeta, matando gratuitamente vários habitantes a tiros. E o comandante, chamado Sador, se mostra como um holograma e explica que decidiu tomar posse do planeta e que vai voltar em 7 dias pra desembarcar ali.
Ele vai embora logo depois, deixando os habitantes em pânico. Mas o velho Zed, o único dos antigos guerreiros ainda vivo, diz que eles sozinhos não podem fazer nada pra se defender. Entretanto, se usarem contra os invasores seres tão violentos quanto os próprios invasores, ou seja, mercenários, eles podem ter uma chance.
Ouvindo a conversa, o jovem Shad se oferece como voluntário pra pegar a antiga nave-robô do Zed e sair pelo Espaço recrutando mercenários.
Ele vai de fato. Mas tem que resolver isso dentro dos próximos 7 dias. De outro modo, será o fim de Akir!

Quem já viu um faroeste de 1960 chamado Sete Homens e Um Destino certamente percebeu algumas semelhanças entre ele e Mercenários das Galáxias. E não foi por acaso: um foi, até um certo ponto, inspirado no outro.
É evidente que Mercenários das Galáxias não chega a ser um remake de Sete Homens e Um Destino. Mas funciona mais ou menos como uma versão dele se passando no Espaço.
Bom, temos aqui uma produção que cumpre as expectativas de um filme de aventura e ficção científica dos anos 80. Pros jovens de hoje talvez ele pareça meio bobinho, mas dá pro gasto.
Não esperem ver criaturas extremamente bizarras entre os aliens: a maioria tem aparência humana; e os que não têm também não chegam a ter uma estrutura tão distante assim da humana.
O mais diferente é um monstro gigante que aparece flutuando no Espaço. Mas, além de aparecer muito rápido, ele só tem a aparência de um grande borrão colorido, meio transparente e sem forma definida (tô falando sério!).
A continuidade do filme também tem algumas esquisitices, como o personagem Quopeg (um dos mercenários), que simplesmente some de uma cena pra outra e ninguém explica que fim ele levou.
Quanto aos vilões, apesar do Sador ser o único cérebro pensante entre eles, ele é pouco mais que um ditador com mania de grandeza.
Quase sempre acompanhado por um cientista, ele se refere aos súditos dele, que formam a máfia Malmori, como “mutantes”, o que dá a entender que foram criados pelo tal cientista pra servir a ele. Mas a obra deixou a desejar, já que os bichos são tão feios quanto inúteis (tem uma cena logo no início em que 2 desses mutantes perseguem a nave do Shad, dão uns 500 tiros nele e conseguem errar todos!rsrs).
Vale lembrar que o Sador foi interpretado pelo ator John Saxon, famoso entre os fãs de terror por interpretar o policial Donald na Hora do Pesadelo (1984) e nas suas continuações.
Bom, eu encerro dizendo que Mercenários das Galáxias é um filme de aventura legalzinho. Mas não espere encontrar aqui uma superprodução nem nada do tipo.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E já que eu mencionei A Hora do Pesadelo, dê uma clicada aí do lado em ‘séries cinematográficas’ que você acha um post sobre ele.
Até a próxima!

Nenhum comentário: