segunda-feira, 9 de maio de 2016

CAMINHO DAS ÍNDIAS

título original: Caminho das Índias
ano de lançamento: 2009
países: Brasil / Emirados Árabes / Índia
elenco principal: Juliana Paes, Márcio Garcia, Rodrigo Lombardi
direção: Marcos Schechtman
roteiro: Gloria Perez

Numa cidade do interior da Índia, uma telefonista chamada Maya começa a namorar um misterioso rapaz chamado Bahuan, querendo que ele converse com o pai dela pra abrir as portas pra um possível casamento.
Pelas interpretações mais conservadoras do Hinduísmo (a religião dominante no país), que dividem os hindus em 4 castas, uma pessoa de casta só pode se casar com outra pessoa de casta. E a Maya, que é da casta vaishya, pensa que o Bahuan é da casta brâmane, ainda mais alta que a dela.
O que ninguém desconfia é que ele é um dalit, um membro de uma subcasta vista pelos hindus conservadores como suja e inferior a tudo o que existe.
Como era de se esperar, quando a família da Maya descobre isso, proíbe ela de ter contato com o Bahuan, além de forçar ela a se casar com outro rapaz da mesma casta que ela, chamado Raj.
Só que ela tá grávida do Bahuan! O que fazer agora?

Caminho das Índias chegou a ser apelidada de “O Clone 2” na época em que foi produzida, devido a ter algumas similaridades que apresentava com a novela O Clone (2001), também de autoria da Gloria Perez.
Em relação aos personagens principais, eu não diria que chega a tanto. Tudo bem que em ambas as novelas tem lá uma garota que segue uma cultura originária do Oriente Médio que tem um casamento arranjado pela família, se envolve com um ‘rapaz proibido’ que não faz parte do grupo dela e depois acaba se casando com o marido que a família escolheu pra ela. Mas, tirando isso, a história é outra.
Diferente da Jade, a Maya não é forçada a se casar com um marido que maltrata ela e obriga ela a continuar casada com ele, não tenta voltar pro ex amante a cada nova oportunidade que aparece, não tem contato quase nenhum com a Cultura Ocidental...
O Bahuan foi projetado pra ser o protagonista masculino da novela. Mas, devido aos traumas causados por todas as situações negativas que ele passou na vida por ser um dalit, ele acaba virando um personagem de índole duvidosa. Diferente do Lucas, que vira apenas um desiludido com a vida.
E o Raj, sempre sorridente, virou o herói masculino principal da novela, se distinguindo completamente do Said, que virou um vilão antipático e mal-humorado.
Os personagens principais de Caminho das Índias em geral são mais sérios. As cenas de humor ficam mais por conta de alguns personagens secundários, como o Radesh de Shiva, um brâmane trambiqueiro que vive de aplicar pequenos golpes.
Podemos dizer que cerca de 50% da novela foram gravados no Brasil, 40% foram gravados na Índia e 10% foram gravados nos Emirados Árabes Unidos. E pra evitar o mega deslocamento da equipe da novela do Brasil pro Oriente Médio e vice-versa ao longo da novela toda, as cenas de lá foram gravadas antes das cenas daqui.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Caminho das Índias:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre O Clone.
Até a próxima!

Nenhum comentário: