segunda-feira, 30 de novembro de 2015

JIBAN

título original: Kido Keiji Jiban
título brasileiro: Jiban
ano de lançamento: 1989
país: Japão
elenco principal: Jiko Enokida, Leo Meneghetti, Shohei Kusaka
direção: Keita Amemiya
roteiro: Shozo Uehara

Em 1989, repentinamente, o Japão começa a ser atacado por misteriosos monstros. E um igualmente misterioso policial robô aparece do nada, destrói as terríveis criaturas e vai embora sem deixar vestígios.
Isso é tudo o que o povo de Tókyo sabe.
Enquanto isso, os tais monstros, que são mutantes membros de uma organização criminosa chamada Baiolon, vão se fortalecendo cada vez mais, liderados por seu misterioso criador: um cientista chamado Jean-Marie.
Ao mesmo tempo, ninguém desconfia que o jovem policial Naoto, aparentemente tão bobão, é na verdade o Policial de Aço Jiban (sim: ele é a tal figura que todo mundo pensa que é um robô rs).
Auxiliado por uma menina de uns 10 anos, chamada Aiume, o Jiban obtém uma vitória atrás da outra em suas primeiras investidas contra Baiolon.
Mas a coisa vai ficar séria quando o Dr. Jean-Marie perceber que a Aiume sabe de alguma coisa sobre o herói e começar a visar a menina...

O gênero metal hero, lançado em 1982 com o seriado Space Cop, foi um dos mais bem sucedidos tipos de seriados de aventura voltados pra crianças e adolescentes que o Japão conheceu nos anos 80. E se propagou até o final dos anos 90, aí já passando por uma certa decadência.
A questão é que os sucessores oitenteiros de Space Cop seguiram basicamente a mesma linha lançada por ele, só com pequenas diferenças de um pro outro. E é claro que tiveram altos e baixos na audiência ao longo da década. Mas até hoje, quando se fala em “metal hero”, o que vem à mente da maioria das pessoas são exatamente esses, ou seja, Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); Shaider, o Detetive do Espaço; Machineman (ambos de 1984); O Fantástico Jaspion (1985); Spielvan (1986); Metalder, o Homem-Máquina (1987); Jiraiya, o Incrível Ninja (1988); e, finalmente, Jiban.
Os que foram feitos depois disso, como Winspector (1990) e Solbrain (1991), começaram a seguir outros estilos e, na prática, acabaram virando outro tipo de seriado de aventura e se descaracterizando, o que provocou a decadência que eu disse.
Mas enfim: Jiban foi o que fechou a definição de metal hero nas condições em que esses seriados tinham sido lançados.
Dá pra ver que a história começa mais infantil (até pela presença da menina e do acesso direto do Naoto à família dela) e vai ficando mais dramática conforme vai avançando (com o Naoto passando a viver sozinho, procurando incessantemente pela amiga desaparecida, descobrindo segredos estarrecedores sobre o passado dele, tendo que lutar contra inimigos cada vez mais poderosos que vão aparecendo e sendo obrigado a se fortalecer cada vez mais).
Jiban também desperta uma certa curiosidade por trazer as 2 vilãs femininas mais fortes da História dos Metal Heroes: a Mado Garbo e a Rainha Cosmos.
A 1ª é a obra-prima do Jean-Marie, que criou essa mutante de aparência brutal e poderes quase ilimitados com a intenção única de destruir o Jiban. E a 2ª é uma extraterrestre que aparece lá pelo meio do seriado como um 3º poder da história, atacando tanto o Jiban quanto o Baiolon, já que ela quer se livrar desses 2 ‘obstáculos’ pra conquistar a Terra sozinha.
Jiban é ainda outro seriado que chama a atenção pro fato da Humanidade poluir não só os ares e os rios como também o próprio espaço, visto que os 2 vilões mais poderosos da história são mutantes que nasceram exatamente desses tipos de poluição.
E pra encerrar, vale lembrar que Jiban parece ter sido vagamente inspirado no filme estadunidense Robocop (1987), que tava na crista da onda da moda na época em que o seriado foi projetado.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Jiban:


E clique aí do lado em ‘metal heroes’ que você acha informações sobre Jaspion, Jiraiya, Machineman, Metalder, Shaider, Sharivan, Space Cop e Spielvan.
Até a próxima!

sábado, 28 de novembro de 2015

MICHAEL ROSENBAUM

O nova-iorquino Michael Rosenbaum é mais lembrado sem dúvida por ter interpretado o vilão Lex Luthor em Smallville, entre 2001 e 2011.
A maioria das produções em que ele teve presente até hoje foram de aventura e ficção científica. Mas ele também já passeou pela área do terror. E não só como ator, mas também como diretor, roteirista e produtor.
Em 1998, o Michael apareceu no slasher Lenda Urbana.
Em 2005, ele teve um pequeno personagem em Amaldiçoados.
Em 2010, o Michael foi visto na comédia de terror Fudgy Wudgy Fudge Face.
Em 2012, ele dirigiu, escreveu e produziu o curta-metragem de terror Fade Into You.
E em 2014, o Michael trabalhou na produção de outro curta-metragem de terror: The Visitant.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

UP FROM THE DEPTHS

título original: Up from the Depths
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1979
países: Estados Unidos / República das Filipinas
elenco principal: Charles Howerton, Sam Bottoms, Susanne Reed
direção: Charles B. Griffith
roteiro: Carl Gottlieb (autor do texto original) e Alfred M. Sweeney

Depois de mergulhar sozinha no Mar, uma mulher é devorada quase completamente por um peixe gigantesco e misterioso.
Pouco depois, uma mão dela é encontrada.
Na mesma praia, a carcaça de um animal marinho é encontrada semidevorada (aparentemente, isso foi causado pela mesma criatura que matou a mulher).
Depois que o peixe gigante faz novas vítimas, um marinheiro cinquentão que tá sempre meio bêbado decide pegar o bicho, contando com o apoio de algumas outras pessoas.

Um desavisado que leia a sinopse acima vai pensar que a gente tá falando de Tubarão (1975), né? Mas o equívoco é bastante compreensível, já que Up from the Depths não é nada menos que uma paródia do clássico lançado pelo Mestre Steven Spielberg.
Erroneamente classificado por alguns sites como uma “comédia involuntária”, esse filme tem um humor que não é NADA involuntário: não é preciso observar muito pra ver que várias cenas do início ao fim do filme foram feitas escancaradamente com a intenção de fazer o público rir.
O próprio monstro que tava previsto pra aparecer quando o filme tava em fase de produção tinha uma aparência muito mais caricata. Mas, por motivos desconhecidos, o diretor substituiu ele por outro peixão de plástico com uma aparência um pouco mais feroz, mas, ainda assim, visivelmente falsa.
Aliás, somando todas as cenas em que o monstro aparece no filme, não dá nem 10 segundos. As cenas dele são todas muito rápidas mesmo.
Vale lembrar que o monstro aqui não é um tubarão, mas sim um peixão pré-histórico que tava hibernando no fundo do Mar até ser libertado por um terremoto. Mas vale lembrar mais ainda que isso nunca é explicado explicitamente no filme (só ficamos sabendo dessa parte devido a matérias sobre o filme feitas na época em que o diretor e o roteirista explicaram isso rs).
Quanto aos personagens, o único que é escrachadamente engraçado é o gerente do hotel que fica na praia onde o monstro tá atacando, chamado Oscar. O ator Kedric Wolfe fez uma interpretação quase circense pro personagem.
O ator Virgil Frye, que interpretou o marinheiro cinquentão pinguço, também não deu um tom sério ao personagem dele. Mas é aquele engraçado mais contido.
Os demais personagens principais são interpretados com ares mais sérios pelos seus respectivos atores. Mas fazem coisas tão idiotas e tão nonsense que você acaba rindo.
Bom, evidentemente, Up from the Depths só pode ser recomendado a quem gosta de comédias de terror. Não tem como ver esse filme levando ele a sério.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘séries cinematográficas’ que você acha um post sobre Tubarão.
Até a próxima!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

RICHARD GERE

Considerado um dos grandes astros de Hollywood, o pensilvaniano Richard Gere é um ator mais de dramas e comédias.
Em 2002, ele protagonizou o filme A Última Profecia, a única produção de terror em que ele já foi visto e inspirado na lenda do Homem-Mariposa.
Essa criatura, de acordo com alguns habitantes da Virginia Ocidental, foi uma assombração que apareceu nos Estados Unidos nos anos 60, sempre de noite e frequentemente observando automóveis. E tinha a aparência de um grande vulto escuro com 2 olhos vermelhos faiscantes e asas enormes.
De acordo com a imagem folclórica que se criou depois disso, ele é um monstro que sempre aparece em algum lugar onde vai acontecer uma tragédia (na interpretação de alguns, o Homem-Mariposa é uma assombração benéfica, que quer exatamente espantar as pessoas pra longe dos lugares onde ele sabe que vai acontecer alguma coisa ruim).
Curiosamente, depois dos relatos de algumas aparições do monstro na mesma época na Virginia Ocidental, o assunto simplesmente morreu de uma hora pra outra.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Richard:


Até a próxima!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

LANCE BASS

O mississipiano Lance Bass talvez tenha se tornado mais conhecido na época em que era membro do grupo *NSYNC. Mas depois do fim do grupo, ele seguiu com a carreira de cantor, também não deixando de lado as carreiras de ator e dublador.
E nessas carreiras, ele teve algumas passagens por produções de terror. Mas todas (pelo menos até hoje) mais voltadas pro público infantil e/ou adolescente.
Em 1999, o Lance e outros membros do *NSYNC foram responsáveis pela trilha sonora de 1 capítulo do seriado de comédia de terror infantil Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira.
Em 2005, ele fez uma pequena participação interpretando ele mesmo no filme Amaldiçoados (que talvez seja o filme de lobisomem pra adolescentes mais famoso dos últimos anos, já que Crepúsculo, de 2008, embora tenha lobisomens na história, não é voltado ESPECIFICAMENTE pra lobisomens).
E em 2012, o Lance participou como dublador de 1 capítulo do seriado de terror infantil Um Verão de Mistérios.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A WET DREAM ON ELM STREET

título original: A Wet Dream on Elm Street
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2011
país: Estados Unidos
elenco principal: Anthony Rosano, Sophie Dee, Tommy Pistol
direção e roteiro: Lee Roy Meyers

Há muitos anos, um vendedor de produtos eróticos chamado Freddy foi linchado e queimado vivo pelos clientes, quando eles descobriram que os produtos que ele vendia eram importados da China.
Depois disso, ele se transformou num espírito tarado, que aparece nos sonhos das mulheres querendo transar com elas e usando uma luva com 4 vibradores nas pontas dos dedos.
A única forma de derrotar o Freddy é tirando as pilhas dos vibradores. Mas isso nenhuma mulher nunca conseguiu, pois elas têm um orgasmo e acordam quando tão a ponto de fazer isso.

A Hora do Pesadelo (1984) foi um clássico do terror que teve 6 continuações (1985, 1987, 1988, 1989, 1991 e 2003), 2 remakes (1993 e 2010), 1 seriado inspirado (1988), 1 reboot (1994) e 1 paródia. E é dessa última que a gente tá falando nesse post.
Mas, ao contrário de todas as outras produções inspiradas no filme (como, por exemplo, Mahakaal, o remake de 1993), A Wet Dream on Elm Street não tem nenhuma intenção de aterrorizar. A ideia aqui é fazer todo mundo rir mesmo: as cenas são escrachadamente engraçadas.rsrs
Embora o filme tenha um forte teor sexual, o sexo acabou ficando quase em 2º plano. O filme acabou seguindo, mais ou menos, a mesma linha que Suckula (1973): mais comédia do que terror e sexo, embora o terror e o sexo tejam presentes.
A Wet Dream on Elm Street não conta com grandes efeitos especiais nem com cenas de aventura. É um filme com terror superficial pra quem quer rir sem compromisso. Mas pra ser visto só por adultos, é claro.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre A Hora do Pesadelo, Mahakaal e Suckula.
Até a próxima!

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

NOAH WYLE

O californiano Noah Wyle talvez seja mais conhecido por ter interpretado o Dr. John Carter no seriado Plantão Médico, entre 1994 e 2009.
Ele é um ator principalmente de dramas e comédias. Mas também já teve alguns trabalhos em produções de terror.
Em 2001, o Noah teve no filme Donnie Darko.
E entre 2011 e 2015, ele foi visto no seriado Falling Skies.
Clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o Noah:


Até a próxima!

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

NAKSHATRA BAGWE

O indiano Nakshatra Bagwe é conhecido principalmente por ser (na Índia) um dos principais ativistas pelos direitos GLBT.
Por isso mesmo, ele tem lançado filmes dos mais variados gêneros voltados pro público gay. E uma dessas produções, chamada The Uninvited, deve ser lançada nos próximos meses como o 1º filme de terror GLBT da Índia.
Aliás, o trailer já pode ser facilmente encontrado nos sites de vídeo mais famosos da rede.
Pelas informações que a gente encontra na Internet, a história é sobre 5 amigos (4 gays e 1 travesti) que tão viajando de carro por uma floresta. Mas, de repente, o motor pifa. E depois que eles saem andando pela floresta procurando ajuda, a única construção que encontram nas proximidades é um convento católico, onde, de acordo com uma lenda, já aconteceram coisas estranhas no passado... Mas essa não é a pior parte, já que a assombração responsável por essas “coisas estranhas” ainda vaga pelo convento até hoje!
Bom, vamos esperar o filme estrear pra ver como ficou o resultado.
Vale lembrar que, além de ator, o Nakshatra também foi o roteirista do filme.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

AEROMOÇA EM APUROS

título original: Aeromoça em Apuros
ano de lançamento: 2007
país: Brasil
elenco principal: Dino Miranda, Milena, Victor Lion
direção e roteiro: Richard de Castro

Em 2002, um quadro do Zorra Total mostrava 2 guardas de um aeroporto, interpretados pelo José Santa Cruz e pelo Nelson Freitas, que davam um jeito de fazer as mulheres tirarem a roupa quando passavam no detetor de metais...
Acho que não é novidade pra nenhum internauta que, principalmente nos últimos 10 anos, as paródias pornô começaram a se popularizar. E por incrível que pareça, esse quadro do Zorra Total inspirou uma delas!
Aeromoça em Apuros mostra basicamente a mesma história daquele quadro, só que pegando um pouco mais pesado e com 3 cenas de sexo de verdade envolvidas.
Bom, a velha regra: se você gosta desse tipo de filme, procure Aeromoça em Apuros; se não gosta, ignore.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

JAKE GYLLHENAAL

O californiano Jake Gyllhenaal talvez seja mais conhecido por ter protagonizado o romance gay O Segredo de Brokeback Mountain (2005). Mas, curiosamente, a maioria dos trabalhos que constam no currículo dele são comédias.
O único trabalho dele até hoje na área do terror foi um curta-metragem chamado The Shoes: Time to Dance (2012).
A coisa começa como uma espécie de slasher, com o personagem do Jake se fantasiando de lutador de esgrima e matando jovens que ele encontra aleatoriamente. Mas depois a coisa acaba perdendo a mão e fica difícil classificar esse filme dentro de algum subgênero específico do terror, com o vilão passando a matar as vítimas dele usando roupas comuns.
Ainda por cima, é aquele tipo de filme que termina sem você entender nada da história. Deu a louca no cara, ele matou um monte de gente e terminou a história andando por aí sem rumo. Sim: The Shoes: Time to Dance se resume a isso.
Guardando-se as devidas proporções de diferença, esse filme parece uma versão simplificada do slasher oitenteiro A Hora das Sombras (1981), que é criticando principalmente por não dar nenhuma informação sobre a identidade do assassino (que também tem a aparência de um homem comum e usa roupas comuns) nem de por que ele mata.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Jake:


E clique aí do lado em ‘aventura’ que você acha um post sobre O Segredo de Brokeback Mountain.
Até a próxima!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MÁRIO GOMES

O brasileiro Mário Gomes é lembrado principalmente pelas novelas de que já participou. E a 1ª novela dele tinha uma história que, de acordo com alguns sites, abordava o tema ‘vampirismo’. Se chamava A Mansão dos Vampiros (1970).
Mas as informações disponíveis na Internet sobre essa novela são muito vagas. Então, infelizmente, não tenho muito a repassar pra vocês sobre o assunto.
Em 1990, o Mário apareceu na comédia de terror O Escorpião Escarlate.
Em 1993, ele teve na novela Olho No Olho, que, dependendo do ponto de vista, pode ser considerada de terror, já que abordava a paranormalidade, tinha um vilão que era filho biológico do diabo e tal.
E em 1999, o Mário foi visto em 2 capítulos do seriado Você Decide que também abordavam o tema ‘vampirismo’.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A ESTOQUISTA

título original: A Estoquista
ano de lançamento: 2006
país: Brasil
elenco principal: Lorena Aquino, Vinny Burgos, Yasmin Viana
direção e roteiro: Richard de Castro

O Dr. Vinny é um microempresário que administra um galpão, utilizado pra estocar diferentes materiais.
As estoquistas que trabalham pra ele tão sempre ansiosas pra ter uma promoção ou pra ser tratadas com mais vantagens dentro da microempresa. E é claro que elas tão dispostas a... convencer o chefe a dar esses privilégios a elas.

Bom, acho que nem tem muito mais do que isso pra se dizer sobre esse filme.rs
A Estoquista é um filme que vale a pena ser visto por quem é fã dos atores que fazem parte do elenco. Porque a história, como já vimos, nem se desenvolve muito.
Também não espere ver grandes cenas de sexo aqui. O que aparece, é bem feijão com arroz mesmo (pelo menos comparado ao que a Lorena Aquino e o Vinny Burgos são vistos fazendo em outros filmes rs).
E como eu sempre digo: se você é fã desse tipo de filme, confira; se não é, ignore.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre A Estoquista:


Até a próxima!