segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CREATURE

título original: Creature
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2014
país: Índia
elenco principal: Bipasha Basu, Imran Abbas, Mukul Dev
direção: Vikram Bhatt
roteiro: Girish Dhamija, Sukhmani Sadana e Vikram Bhatt

No início do Mundo, o deus Brahma transformou os homens perversos em monstros, chamados brahmarakshas, como castigo pelas más ações que eles tinham cometido.
O deus prendeu os brahmarakshas no subterrâneo das florestas da Índia e, pra garantir que o suplício deles seria infinito, fez eles ficarem quase imortais: esses monstros só morrem se forem feridos com algum objeto de metal que tenha sido consagrado no Templo de Brahma.
Mas, com o passar dos milênios, acontecem terremotos que abrem fendas na terra. Ou seja, às vezes, vão se abrindo passagens das cavernas subterrâneas onde os brahmarakshas ficam presos até a superfície da terra...

Essa lenda, lançada pelo filme Creature, é a explicação pra presença do monstro que aterroriza os personagens da história.
Quem vai passar por perrengues aqui é a personagem Ahana, que acabou de abrir um hotel de luxo numa área florestal da Índia, sem nem desconfiar que um deslocamento de terra abriu um buraco no chão da floresta vizinha. E como era de se esperar, um brahmaraksha escapou por ali...
Não demora muito e, quase todos os dias, alguém some nas proximidades do hotel. E as carcaças semidevoradas dos desaparecidos vão reaparecendo na floresta.
A polícia bate o pé até o fim insistindo que é uma pantera solta na floresta que tá fazendo isso, embora uma garota que foi atacada ali e sobreviveu afirme que foi agredida por um monstro.
Aliás, a polícia é retratada no filme com uma teimosia absurda. Tem até uma cena, lá pelo meio do filme, em que o monstro ataca o hotel diretamente, todos os hóspedes veem ele e dão depoimentos do que viram... E a polícia continua insistindo que foi uma pantera!
Bom, a criatura que dá nome ao filme é um lagarto humanoide de uns 4 metros da cabeça até a ponta do rabo. E alterna momentos de ataque direto contra os humanos com momentos em que tem o comportamento de um lagarto (andando no teto e nas paredes, armando o bote silenciosamente...).
A meu ver, ele funciona bem como um vilão de filme de terror.
Creature funciona como filme de ação? Sim. Mas tem muitos altos e baixos...
O filme é desnecessariamente longo (tem 2 horas e 14 minutos); perde muito tempo mostrando o relacionamento da Ahana com o namorado dela, chamado Kunal; perde muito tempo mostrando os traumas psicológicos da Ahana...
E nessas partes, o monstro fica meio esquecido.
Humor? Não. A intenção aqui foi contar uma história mais séria.
Suspense? Sim. Muito bom, inclusive, em algumas cenas.
Vale a pena dar uma olhada.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Creature:


Até a próxima!

Nenhum comentário: