segunda-feira, 5 de outubro de 2015

VYHNÁNÍ Z RÁJE

título original: Vyhnání Z Ráje
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2001
país: República Tcheca
elenco principal: Bolek Polívka, Jan Antonín Pitínský, Milan Steindler
direção: Vera Chytilová
roteiro: Desmond Morris (autor do texto original), Bolek Polívka e Vera Chytilová

Numa manhã ensolarada, um médico chamado Rosta tá tomando café num restaurante, quando uma cena inusitada chama a atenção de todos: um velho nu da cabeça aos pés entra correndo no restaurante procurando um médico!
Logo a situação é explicada, pois o velho é um frequentador de uma praia de naturismo não muito longe do hotel. E uma criança que tava na praia comeu um bichinho que encontrou na areia, o que deixou todos ali preocupados, com medo da criança ter se envenenado.
O Rosta decide ir até lá com o velho. E depois de constatar que a criança não tem nada, ele olha ao redor e acaba tendo uma ideia: dirigir um filme ali naquela praia, tendo os próprios naturistas como elenco.
Ele convida 2 amigos chamados Igor e Petr pra serem respectivamente o produtor e o roteirista do filme. E eles acham a ideia interessante também. Mas surge um problema: cada um dos 3 quer fazer um tipo diferente de filme...

Inspirado no livro The Naked Ape (1967), do inglês Desmond Morris, Vyhnání Z Ráje tá longe de ser um filme de aventura e ação, mas é desnecessariamente longo e cheio de blá-blá-blá.
Bom, é um filme de arte europeu, né? As últimas coisas que a gente vê nesse tipo de produção são aventura e ação.
Também não contem com comédia nem com suspense.
Pra dizer a verdade, a própria história não se desenvolve muito.
Vyhnání Z Ráje chama mais atenção por mostrar cenas de nudez total em cerca de 80% das cenas (embora os atores do elenco principal nunca apareçam sem roupa).
A propósito, a nudez que aparece é completamente desprovida de erotismo: não tem nenhuma cena de sexo no filme.
Eu realmente não encontrei informações sobre o local da filmagem. Mas, embora a história se passe numa praia, julgando pela tranquilidade da água, Vyhnání Z Ráje parece ter sido gravado às margens de um lago (até porque a República Tcheca não tem Mar).
Bom, vale a pena ser visto como curiosidade, por fugir bastante da estética americana.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Vyhnání Z Ráje:


Até a próxima!

Nenhum comentário: