segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A HORA DO PESADELO

título original: A Nightmare on Elm Street
título brasileiro A Hora do Pesadelo
ano de lançamento: 1984
país: Estados Unidos
elenco principal: Heather Langenkamp, Johnny Depp, Robert Englund
direção e roteiro: Wes Craven

No final dos anos 60, na cidade de Springwood, um serial killer chamado Freddy Krueger matou mais de 20 crianças que moravam na Rua Elm e suas proximidades, deixando os corpos numa caldeira abandonada.
Ele foi preso. Mas os advogados aproveitaram uma brecha na lei pra que ele fosse posto em liberdade.
Furiosos, alguns moradores da vizinhança se juntaram pra fazer justiça com as próprias mãos: prenderam o Freddy na caldeira onde ele matava as crianças, molharam tudo com gasolina, tacaram fogo, deixaram ele queimar até a morte e depois sumiram com os restos dele que sobraram.
Em 1984, transformado numa assombração que controla os sonhos das pessoas, ele voltou pra atacar os adolescentes que agora moram na Rua Elm. E o que ele faz com a pessoa no sonho acontece com o corpo da pessoa no mundo real...

Um dos clássicos de terror mais famosos dos anos 80, escrito e dirigido pelo recentemente falecido Wes Craven, A Hora do Pesadelo apresentou ao Mundo um dos vilões mais populares do Cinema de Terror: o Freddy Krueger.
É curioso lembrar que, embora ele seja um personagem indiscutivelmente perverso e disposto a cometer atrocidades contra qualquer ser vivo que ele encontre pelo caminho, a forma como ele é retratado tanto nesse filme quanto nos outros em que ele aparece é sempre cômica. E talvez por isso ele tenha ganhado até uma certa simpatia do público.
Não que a Hora do Pesadelo seja uma comédia involuntária. Excetuando-se essas palhaçadas do Freddy, focadas sempre num humor cáustico e cheio ironia, a história é até bastante pesada.
Os poderes do Freddy variam bastante de um filme pro outro (em alguns, ele aparece até se transformando num mini-monstro e num monstro gigante). Mas todos os filmes concordam que ele só é invencível dentro dos pesadelos que ele provoca e também enquanto a pessoa que ele tá atacando tiver medo dele: se ele for trazido pro mundo real e encontrar uma pessoa que não sente nenhum medo, ele pode 0% contra essa pessoa.
Já que eu mencionei os filmes que vieram depois, A Hora do Pesadelo teve 6 continuações (1985, 1987, 1988, 1989, 1991 e 2003), 2 remakes (1993 e 2010), 1 seriado inspirado (1988), 1 reboot (1994) e 1 paródia (2011).
A última continuação, que é um crossover, talvez tenha sido a que despertou mais polêmicas, já que misturou a história do Freddy com a história de outro grande vilão dos filmes de terror dos anos 80: o Jason Voorhees.
Isso agradou muito alguns fãs, mas tiveram outros que odiaram a ideia. Principalmente porque são vilões de tipos diferentes de terror: o Freddy é um vilão sobrenatural e o Jason é um vilão de slasher.
Aliás, é bom lembrar que, embora A Hora do Pesadelo seja eventualmente chamado de “slasher” por alguns sites, ele não é um slasher. Ou alguém viu nesse filme um grupo de pessoas presas em algum lugar e sendo perseguidas por um louco assassino que não sabe falar?
E como curiosidade, vamos lembrar também que esse filme foi a estreia do Johnny Depp no cinema... Alguém se surpreendeu? Pois ele fez coisas piores logo depois.rs Férias do Barulho (1985), por exemplo.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre A Hora do Pesadelo:


E clique aí do lado em ‘comédias’ que você acha posts sobre Férias do Barulho e Sexta-Feira 13 (1980), que começou a contar a história do Jason.
Até a próxima!

Nenhum comentário: