segunda-feira, 10 de agosto de 2015

UCHU KEIJI GYABAN ZA MUBI

título original: Uchu Keiji Gyaban Za Mubi
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2012
país: Japão
elenco principal: Kenji Ohba, Yukari Taki, Yuma Ishigaki
direção: Osamu Kaneda
roteiro: Saburo Yatsude e Yuji Kobayashi

Em 1982, o Policial do Espaço Gaban lutou contra o grupo criminoso Maku, que pretendia dominar a Terra. E na batalha final, ele matou o terrível Don Rola, chefe da quadrilha, dando fim a Maku...
Passados 30 anos, um bando de novos criminosos espaciais, liderados pelo misterioso Lord Buraiton, decidem restaurar Maku. E pra isso, pretendem raptar uma terráquea, trazer de volta o espírito do falecido Don Rola e fazer ele reencarnar na mulher, pra assim assumir o poder sobre essa nova geração de Maku.
Pouco antes disso, um astronauta terráqueo chamado Geki, depois de sofrer um acidente com a nave dele, foi resgatado pela Polícia Espacial e treinado pra se tornar um policial espacial. E recebeu o cognome de Gaban.
Mandando à Terra pra enfrentar a nova geração de Maku, ele se mostra inepto pra fazer isso. E assim, a Polícia Espacial não tem outra alternativa a não ser mandar à Terra o antigo Gaban, pra que ele ajude o novato na missão dele...

Lançado pra comemorar os 30 anos de Space Cop (1982), Uchu Keiji Gyaban Za Mubi é um bom filme, no sentido de mostrar tudo o que se espera que ele mostre. E claro que com efeitos especiais bem mais elaborados do que nas primeiras produções em que o herói Gaban apareceu... Bom, 30 anos de diferença, né?
Claro que o filme deixa umas 2 ou 3 situações sem explicação. Mas isso até que passa batido.
Embora não tenha sido lançado comercialmente no Brasil, Uchu Keiji Gyaban Za Mubi pode ser facilmente encontrado até nos sites de vídeo mais famosos da Internet.
Várias partes do filme só vão ser compreendidas por quem chegou a ver o seriado dos anos 80 e suas 2 continuações, Sharivan, o Guardião do Espaço (1983) e Shaider, o Detetive do Espaço (1984). Mas quem não viu também não vai deixar de entender a história do filme, porque ela não chega a se aprofundar nesses detalhes.
E pros fãs de seriados japoneses dos anos 80 em geral, sem dúvida que a atração principal aqui é a presença do ator Kenji Ohba, que participou também de várias outras produções da época, como Denshi Sentai Denjiman (1980); Metalder, o Homem-Máquina (1987); e Jiraiya, o Incrível Ninja (1988).
Aliás, o Kenji deve dormir no formol: ele já tinha 57 anos quando gravou esse filme e participou de todas as cenas de ação, mostrando a mesma flexibilidade que tinha quando gravou o seriado de 1982!
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Uchu Keiji Gyaban Za Mubi:


E clique aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Denjiman, Jiraiya, Metalder, Shaider, Sharivan e Space Cop.
Até a próxima!

Nenhum comentário: