segunda-feira, 20 de julho de 2015

UMA NOITE DE HALLOWEEN

título original: The Fear: Resurrection
título brasileiro: Uma Noite de Halloween
ano de lançamento: 1999
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Betsy Palmer, Gordon Currie, Stacy Grant
direção: Chris Angel
roteiro: Greg H. Sims, Ron Ford (autores do texto original) e Kevin Richards

Um garoto de 5 anos tem a mãe assassinada pelo pai.
Traumatizado por isso ao longo dos anos, na pós-adolescência, ele tenta se livrar desse trauma levando um grupo de amigos à casa onde ele foi criado, pra que cada um ali também se livre do medo principal que sente.
Ele vai usar como parte do método pra fazer isso uma estátua de madeira em tamanho humano chamada Morty, criada por um artista plástico índio.
Pelo que se conta, essa estátua foi carregada com magias indígenas...
Toda essa situação começa a ficar realmente assustadora quando algumas pessoas que tão na casa começam a aparecer mortas, sendo que cada uma morre (de forma direta ou indireta) de alguma maneira relacionada ao medo principal que ela sentia.

Isso parece o roteiro exato do filme O Medo (1995), né? Bom, na verdade, é uma espécie de remake dele, embora tenha sido muito divulgado como uma continuação dele e use o título de ‘2º da série’.
Contudo, existem muitas diferenças entre os 2 filmes (as semelhanças são só essas destacadas acima mesmo).
Entre elas, posso lembrar que o único personagem que tem o mesmo nome nos 2 filmes é o Morty.
Falando nele, também é bem diferente nas 2 versões: no filme original ele não é propriamente mau, não sabe falar e o único poder sobrenatural que ele parece ter é hipnotizar pessoas (ou, de alguma forma, possuir pessoas em forma de espírito); aqui ele é possuído pelo espírito de um serial killer (indiscutivelmente perverso), pode falar normalmente com os outros personagens e tem vários poderes sobrenaturais (ele pode assumir várias aparências humanas diferentes, pode transformar o corpo ou partes do corpo em objetos e pode se teletransportar de um lugar pro outro).
Bom, se eu tiver que escolher entre O Medo e Uma Noite de Halloween, eu digo que o remake é melhor do que o original. Principalmente porque conseguiu contar uma história com início, meio e fim, enquanto o 1º filme ficou todo cheio de situações sem explicação.
Como ponto positivo pro outro, posso dizer que lá o monstro ficou parecendo mais uma estátua de madeira de verdade do que aqui.
Vale destacar em Uma Noite de Halloween a presença da recentemente falecida atriz Betsy Palmer, que interpretou a avó do herói principal.
Ela é bastante conhecida entre os fãs de filmes de terror dos anos 80 por ter interpretado a maníaca assassina Pamela Voorhees, que foi a vilã principal de Sexta-Feira 13 (1980), ou seja, a 1ª vilã que apareceu em todos os filmes do Jason (sim: a personagem em questão era a mãe do Jason).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Uma Noite de Halloween:


E clique aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre O MedoSexta-Feira 13.
Até a próxima!

Nenhum comentário: