segunda-feira, 29 de junho de 2015

O MEDO

título original: The Fear
título brasileiro: O Medo
ano de lançamento: 1995
país: Estados Unidos
elenco principal: Anna Karin, Eddie Bowz, Heather Medway
direção: Vincent Robert
roteiro: Greg H. Sims e Ron Ford

Se você ler qualquer crítica sobre O Medo, um dos primeiros pontos negativos que vai encontrar sendo mencionados é exatamente a falta de nexo de história.
Não vou dizer que a história seja incompreensível de cabo a rabo. Mas tem cenas que você vê claramente que tiveram a conclusão cortada. Além de várias situações que começam e acabam sem explicação.
Bom, vou tentar explicar por quê...
De acordo com o IMDB, O Medo foi inspirado numa história (não consegui encontrar muitas informações sobre a dita história) dos escritores Greg H. Sims e Ron Ford, que readaptaram o texto pra se tornar o roteiro de um longa-metragem.
Só que, de acordo com o Ron Ford, o diretor Vincent Robert não gravou todas as cenas que tinham sido previstas pra ser gravadas. E isso sem mencionar que algumas outras cenas que ele chegou a gravar não foram aproveitadas na edição final do filme.
Aparentemente, parece que foi isso que deixou várias cenas meio sem pé nem cabeça.
Apesar disso, acreditem: até que o filme consegue contar uma história!
Quanto ao roteiro, não chega a trazer nada extremamente novo:

Um grupo de pessoas (pós-adolescentes em sua maioria) tão isoladas no meio de uma floresta e começam a ser mortas uma por uma. E na 2ª metade do filme, descobrem que quem tá fazendo isso é uma criatura bizarra.

Quantos milhões de filmes de terror com roteiros iguais a esse (ou, no mínimo, muito parecidos) você já viu?
O que talvez chame uma certa atenção aqui é que todos os personagens que morrem só morrem por causa de algo relacionado aos medos ou rejeições que eles sentem contra alguma coisa.
Ao mesmo tempo, os que perdem o medo que sentiam conseguem se salvar. Parece que o monstro perde o poder de fazer qualquer mal à pessoa se ela perder o medo que sentia.
Falando nele, o que temos aqui é uma estátua de madeira em tamanho humano esculpida por um artista índio... E de acordo com as informações que existem sobre a estátua, o criador encheu sua criatura com feitiços indígenas. E isso fez ela adquirir vida!
As últimas cenas do filme dão a entender que a criatura não é má. Mas tava revoltada contra alguma coisa... Contra o quê? Bom, talvez uma das cenas que deveriam ter entrado e não entraram explicasse isso.rs
O Medo consegue ter algum suspense. E em termos de aventura, principalmente na 2ª metade, até que tem boas cenas de ação (especialmente de perseguição na floresta).
O filme teve uma assim chamada “continuação” gravada no Canadá, lançada 4 anos depois. Mas, na verdade, foi um remake.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Medo:


Até a próxima!

2 comentários:

Filme Lixo disse...

Medo é aquela capa kkkk

Bússola do Terror disse...

rsrs
Bom, o que aparece ali é o monstro da história. Ele se chama Morty.