segunda-feira, 4 de maio de 2015

A ABOMINÁVEL CRIATURA

título original: The Unnamable
título brasileiro: A Abominável Criatura
ano de lançamento: 1988
país: Estados Unidos
elenco principal: Alexandra Durrell, Charles Klausmeyer (creditado aqui como Charles King), Mark Kinsey Stephenson
direção: Jean-Paul Ouellette
roteiro: H. P. Lovecraft (autor do texto original) e Jean-Paul Ouellette

Numa noite de tempestade de 1704, vizinhos ouviram os bizarros gritos de uma criatura desconhecida vindo de uma mansão. E no dia seguinte, quando foram até lá pra ver o que tinha havido, encontraram o cadáver do único morador da casa (pelo menos, até onde se sabia): ele teve o pescoço ferido e o coração arrancado por alguma fera desconhecida.
Depois disso, ninguém nunca mais voltou a morar na casa.
Passados 284 anos, em 1988, o jovem Randolph Carter tá conversando com 2 amigos no cemitério que fica ao lado da tal mansão. E conta que, uma vez, um antepassado dele entrou na casa pra ver o que encontraria lá dentro. E ao olhar pra uma janela, viu ali uma figura tão assustadora que os cabelos dele ficaram brancos de um segundo pro outro e ele enlouqueceu pra sempre!
Um dos amigos do Randolph acha que ele tá contando aquilo pra assustar eles. E decide passar a noite sozinho na mansão, pra provar que ali não tem nada fora do comum. Mas é atacado e morto por uma entidade misteriosa que encontra ele ali...
No dia seguinte, 2 alunos veteranos da universidade local também decidem passar a noite lá junto com 2 alunas calouras. E o Randolph, junto com seu amigo Howard, começam a se preocupar com o sumiço do outro amigo deles, decidindo ir também até a mansão pra ver o que houve lá.
Todos eles vão descobrir da pior forma possível quem (ou o quê) viveu se escondendo naquela mansão abandonada durante esses quase 300 anos...

Simplificando, temos aqui um filme de terror em que o Jean-Paul Ouellette fez tudo o que pôde pra homenagear o mestre da Literatura de Terror H. P. Lovecraft...
A cena do cemitério e a aparência do monstro foram inspiradas no conto O Inominável, lançado pelo escritor em 1925. Mas vemos ao longo do filme vários nomes de pessoas (como o próprio Randolph Carter) e de lugares que também aparecem em contos do H. P. Lovecraft.
Embora A Abominável Criatura seja eventualmente classificado como “trash”, eu diria que não chega a tanto. Claro que é uma produção de baixo custo (de acordo com alguns sites, foi tudo gravado em 3 semanas e meio no improviso), mas mostra o que se propõe a mostrar.
A aventura se resume às cenas de perseguição do monstro contra os humanos pelos corredores escuros da mansão.
Aliás, em relação a isso, não espere surpresas: desde o início, você já sabe quem vai morrer e quem vai sobreviver no final.
A Abominável Criatura tem algumas poucas pinceladas de humor, mas muito superficiais: tentaram contar aqui uma história séria. Inclusive, com cenas de suspense muito boas!
A aparência do monstro (um demônio feminino chamado Alyda) é simples, mas funcional. E a interpretação gestual da atriz Katrin Alexandre, na pele da criatura, também ajudou bastante.
A Abominável Criatura teve uma continuação, lançada em 1992, que teve mais investimento na produção do que o original... Mas menos qualidade em relação ao resultado.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

Nenhum comentário: