segunda-feira, 27 de abril de 2015

JIRAIYA, O INCRÍVEL NINJA / NINJA OLIMPÍADA JIRAIYA

título original: Sekai Ninja Sen Jiraiya
títulos brasileiros: Jiraiya, o Incrível Ninja / Ninja Olimpíada Jiraiya
ano de lançamento: 1988
país: Japão
elenco principal: Masaaki Hatsumi, Megumi Sekiguti, Takumi Tsutsui
direção: Itaru Orita e Tetsuji Mitsumura
roteiro: Kenji Terada, Kunio Fuji e Susumi Takaku

No final do século IV a.C., um enigmático objeto chamado Pako caiu do Céu, sendo visto como um tesouro dado por seres superiores.
Quase 1 milênio depois, no início do século VII d.C., o Príncipe Shotoku Taishi, que na época governava o Japão, concluiu que Pako, devido a um ataque que tinha sofrido, não podia mais ficar em exposição. E assim, mandou enterrar o tesouro ao lado da estátua do deus Jirai, divindade da guerra, que deveria proteger o tesouro.
Depois disso, o príncipe desenhou numa tábua de barro um mapa da localização da estátua do deus.
Com o passar dos séculos, toda essa história foi sendo deturpada, a estátua do deus Jirai foi esquecida, as pessoas passaram a entender que a tábua revelava o paradeiro de Pako, cada um foi inventando a sua própria explicação sobre o que seria Pako... E no século XX, a tábua foi parar nas mãos do mestre ninja Tetsuzan Yamashi.
Nos anos 70, um discípulo traidor do Tetsuzan, chamado Dokusai, tentou roubar a placa (ele acreditava que Pako daria a ele poderes e riquezas pra dominar o Mundo). E lutando contra o vilão pra impedir isso, o velho acabou quebrando a placa em 2. E só guardou uma das metades, enquanto o Dokusai fugiu com a outra.
Em 1988, o Dokusai volta a atacar a família do Tetsuzan pra pegar a outra metade da placa. E pra impedir isso, o velho confia a salvação da família ao seu filho adotivo Toha, que assume o nome de guerra de Jiraiya.

Um dos seriados japoneses mais famosos que já foram exibidos no Brasil, Sekai Ninja Sen Jiraiya estranhamente foi lançado em terras brasucas com 2 nomes: na abertura, o narrador anunciava o seriado como Jiraiya, o Incrível Ninja; no encerramento, a voz do mesmo narrador anunciava o seriado como Ninja Olimpíada Jiraiya. Sério mesmo!
Com um nível de humor mais acentuado que seu antecessor Metalder, o Homem-Máquina (1987), que tinha sido considerado sério e dramático demais, Jiraiya trouxe algumas inovações pro subgênero ‘metal hero’: os personagens são quase todos humanos terráqueos (o herói não tem que lutar contra nenhum exército de robôs guerreiros nem contra dezenas de mutantes criados em laboratório); o vilão principal frequentemente vai ao campo de batalha pra lutar pessoalmente contra os heróis; os vilões não têm uma base, mas sim um simples acampamento que fica mudando de um lugar pro outro...
Mas também tem, em menor quantidade, características clássicas de metal heroes: 1 ‘cyborg-mutante’ criado em laboratório, 1 monstro gigante, uns poucos aliens e o herói principal destruindo os vilões com sua espada laser.
Também vemos aqui uma certa influência dos sentais: o herói principal com uma armadura vermelha, vários heróis com armaduras de cores diferentes que vão se juntando a ele ao longo do seriado (principalmente a irmã dele, que usa uma espécie de versão feminina da armadura dele em cor branca)...
Claro que eu não tô dizendo que Jiraiya é um sentai, do mesmo peso e da mesma medida que Esquadrão Relâmpago Changeman (1985), por exemplo. Mas que teve uma certa influência... Alguém pode dizer que não teve?
Também vale destacar aqui a presença de atores famosos de seriados japoneses de aventura dos anos 80, como o Junichi Haruta, a Machiko Soga (elenco fixo), o Kazuoki Takahashi e o Kenji Ohba (participações especiais).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Jiraiya:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre Changeman e Metalder.
Até a próxima!

4 comentários:

Tô Ligado disse...

Jiraya... Jaspion. Qnt saudade.

Marcelo Castro Moraes disse...

Uma pequena parte da infância de cada um de nós.

Filme Lixo disse...

Jiraya e Cibercops eram os dois seriados japas que mais gostava.

Leo, chegou a ver a entrevista com o Takumi no The Noite ?
https://www.youtube.com/watch?v=BFkYqcpilpA

Bússola do Terror disse...

Tô Ligado→ Eu vi todos os seriados japoneses de aventura daquela época. Mas o que eu gostava mais mesmo era Changeman.

Marcelo→ Com certeza!

Fernando→ Eu vi. Legal, né?