sexta-feira, 20 de março de 2015

STANLEY BAKER

O galês Stanley Baker faleceu em 1976, devido a uma pneumonia somada a um câncer nos pulmões.
Ele foi um ator basicamente de dramas. E assim, acabou tendo uma única experiência na área do terror: um curta-metragem de 20 minutos chamado The Tell-Tale Heart (1953).
Procurei esse filme, dirigido e escrito pelo J. B. Williams, por alguns meses na Internet, mas não consegui encontrar.
De qualquer forma, se trata de uma das várias adaptações do conto com o mesmo nome lançado pelo Edgar Allan Poe em 1843 (existem pelo menos 6 outros filmes e/ou desenhos animados pra adultos inspirados nessa história).
Bom, não sei como foi a adaptação da história que fizeram no filme do Stanley. Mas no conto original, narrado em 1ª pessoa, vemos que o personagem principal (que nunca tem o nome revelado) sofre de algum problema mental, já que fala uma série de coisas contraditórias, demonstra algumas manias que repete compulsivamente, supervaloriza detalhes e parece ter ilusões sonoras.
Aparentemente, ele é uma espécie de cuidador de um velho que mora com ele. E depois de matar o velho durante um surto, ele esquarteja o cadáver e enterra os pedaços sob o chão do próprio quarto do velho.
Mas, os vizinhos ouviram os gritos do velho e chamaram a polícia, levando 3 guardas a irem até lá pra ver o que houve.
O assassino recebe os policiais tranquilamente e crendo que eles não têm como descobrir o que houve. Mas, de repente, ele começa a ouvir as batidas de um coração vindo do lugar onde ele enterrou o velho.
Os guardas não demonstram ouvir absolutamente nada. Mas o assassino ouve o barulho cada vez mais alto até que, tendo um novo surto, conta aos policiais o que houve e mostra o lugar onde enterrou o velho (por isso o conto tem esse nome, que podemos traduzir como “o coração delator”).
Embora fique uma pequena suposição de que o barulho era o espírito do velho atormentando o assassino, fica parecendo mais que isso simplesmente fazia parte das alucinações dele.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Stanley:


Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Stanley Baker trabalhou também em bons filmes de guerra como "Os Canhões de Navarone" e "Zulu".

Abraço

Bússola do Terror disse...

É mesmo.
Abraço também!