sexta-feira, 6 de março de 2015

LUCIO DALLA

O italiano Lucio Dalla faleceu em 2012, devido a um enfarte.
Embora seja muito mais conhecido como cantor, ele também teve alguns trabalhos como ator. Um dos quais foi o filme de terror Il Prato Macchiato di Rosso (1973).
Esse filme é considerado um giallo, que foi um estilo de filmes de suspense misturado com terror muito comum na Itália ao longo dos anos 60 e 70.
Os gialli (o plural de GIALLO é GIALLI, com I no final) são considerados por muitos como os antepassados dos slashers, já que, assim como eles, têm uma história que gira em torno de um assassino bizarro matando várias pessoas sem armas de fogo (facas e adjacências são as armas comuns deles) e mostram cenas de teor sexual com nudez ou seminudez meio gratuitas.
Talvez a diferença básica entre um giallo e um slasher é que o giallo se foca mais nos distúrbios psicológicos do vilão, que sempre usa uma roupa escura que cobre o corpo quase todo dele, inclusive as mãos (luvas fazem parte do vestuário comum de um vilão de giallo). Então, a aparência dele não importa tanto, comparada com a mente cheia de traumas dele.
No slasher, o vilão pode até ter lá uns traumas que são o motivo de ele sair matando um monte de gente. Mas isso geralmente não é muito explorado ao longo do filme. As cenas de violência explícita (e quase sempre bem exagerada) e a exposição da aparência bizarra ou deformada do vilão são mais importantes. Ou, no mínimo, recebem mais destaque.
Tirando essas diferenças, um giallo e um slasher são basicamente a mesma coisa. Mas, vale lembrar que as cenas de nudez e violência dos gialli foram ficando cada vez mais fortes ao longo dos anos 70, o que não deixa quase nenhuma diferença entre um giallo setenteiro e um slasher oitenteiro.rs
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Lucio:


E pra ter mais informações em geral sobre os slashers, clique aí do lado em ‘slashers’.
Até a próxima!

Nenhum comentário: