segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

METALDER, O HOMEM-MÁQUINA

título original: Chojinki Metaruda
título brasileiro: Metalder, o Homem-Máquina
ano de lançamento: 1987
país: Japão
elenco principal: Hiroko Aota, Kazuoki Takahashi (creditado aqui como Hiroshi Kawai), Seiko Seno (creditado aqui como Akira Seno)
direção: vários diretores da Toei Company
roteiro: Shozo Uehara

Quem já se informou um mínimo que seja sobre Machineman (1984) sabe que esse seriado foi uma tentativa da Toei de conquistar um público mais jovem. Ou seja, era um metal hero feito pra crianças entre 5 e 6 anos, enquanto os outros metal heroes lançados até ali eram pra pré-adolescente ou mesmo adolescentes.
Em 1987, seguindo na contramão do que tinham feito com Machineman, a Toei decidiu lançar um metal hero mais voltado pro público adulto. E assim foi criado Metalder, o Homem-Máquina.
Mais pensativo e menos brincalhão que seus antecessores, o herói aqui luta contra um vilão igualmente mais sério e mais inteligente do que o comum, que não perde tempo fazendo babaquices como dar sustos em crianças e adjacências.
Quanto ao roteiro:

Em 1944, o cientista japonês Ryuichiro Koga perdeu seu único filho numa das batalhas da 2ª Guerra Mundial. E pra se vingar dos americanos e ao mesmo tempo proteger o Japão com uma arma infalível, ele criou um androide à imagem e semelhança do filho dele, chamado Hideki Kondo, que, quando se enfurece, se transforma num robô guerreiro chamado Metalder.
Mas, como era um pacifista, o cientista logo depois concluiu que o que ele tava fazendo era errado. E depois de reprogramar o robô pra fins mais pacíficos, acabou nem sequer ativando ele e deixando ele num laboratório secreto.
Na mesma época, um coronel do Exército Japonês chamado Issao Muraki, que também era um cientista e amigo do Ryuichiro, ajudou ele inicialmente no ‘Projeto Metalder’. Mas ele começou a usar ilegalmente prisioneiros de guerra como cobaias pra fazer experiências.
Quando o Ryuichiro descobriu isso, cortou relações com ele. Mas, em 1987, ao buscar informações sobre o ex amigo, acabou descobrindo uma organização secreta criminosa chamada Império Neroz...
Com as novas informações que foi encontrando, o Ryuichiro não viu outra saída: tinha que ativar o Metalder pra que ele destruísse o Império Neroz.
Mas, chegando ao laboratório onde tinha deixado o robô, ele viu que tava sendo seguido por guerreiros do Império Neroz. E pra manter o laboratório escondido, saiu dali e se deixou localizar pelos vilões, sendo morto por eles segundos depois.
Vendo a situação, o Metalder entrou em ação. Mas, apesar de mostrar que tinha grandes poderes de ataque, ele não sabia usar nenhum deles direito, sendo derrotado pelos inimigos nessa 1ª luta.
Ele logo vai se aprimorar nas lutas. Mas ainda vai demorar muito tempo pra ele descobrir qual é a relação entre o criminoso de guerra Issao Muraki e o Império Neroz...

Pouco lembrado no seu país de origem devido ao sucesso superficial que fez por lá (ao contrário do que a Toei esperava, o público adulto não deu muita bola pro seriado e o público infantil também não se interessou, já que a temática era adulta demais), Metalder também não foi lá essas coisas em termos de audiência quando foi exibido na TV aberta do Brasil. Até porque foi exibido pela Bandeirantes, que nunca se lixou muito pra seriados japoneses de aventura, usando eles como meros tapa-buracos na programação.
Mas, como aconteceu com outros programas do mesmo tipo, ele conquistou uma legião de fãs em anos recentes, graças à Internet.
Realmente, temos poucos pontos negativos pra destacar aqui. Só uma bizarrice ou outra (como o desaparecimento sem explicação de alguns vilões fixos).
Vale lembrar que Metalder contou com a presença de nomes consagrados dos seriados japoneses de aventura dos anos 80.
Teve participações especiais dos atores Hiroshi Watari, Junichi Haruta e Kenji Ohba e da atriz Hiroko Nishimoto.
E o ator Kazuoki Takahashi fez parte do elenco fixo do seriado, trazendo um toque de mais humor pra história (antes da chegada do personagem dele, o seriado tava ‘seco’ demais).
Todos eles também tiveram presentes nos seriados Denshi Sentai Denjiman (1980); Gigantes Guerreiros Goggle Five; Space Cop (ambos de 1982); Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); Esquadrão Relâmpago Changeman; O Fantástico Jaspion (ambos de 1985); Comando Estelar Flashman; Spielvan (ambos de 1986); Jiraiya, o Incrível Ninja; e Cybercops, os Policiais do Futuro (ambos de 1988).
Também vale lembrar que Metader teve várias cenas reutilizadas como footage quando foi lançado o seriado estadunidense VR Troopers (1994).
Bom, posso recomendar Metalder a fãs de metal heroes em geral. Mas lembrando que ele tem um formato mais sério do que o comum.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E clique aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Changeman, Cybercops, Denjiman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Machineman, Sharivan, Space Cop e Spielvan.
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Metalder eu acompanhei e realmente era uma seriado a frente daquele tempo se comparado com outros da época. Minha mãe que acompanha o seriado comigo foi as lágrimas no episódio final.

Bússola do Terror disse...

Mas o final é realmente triste, né?
O único seriado desse tipo que eu acho que teve um final mais infeliz do que esse foi Flashman.