segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

FÚRIA DE TITÃS

título original: Clash of the Titans
título brasileiro: Fúria de Titãs
ano de lançamento: 1981
países: Espanha / Estados Unidos / Inglaterra / Itália / Malta
elenco principal: Harry Hamlin, Judi Bowker, Laurence Olivier
direção: Desmond Davis
roteiro: Beverley Cross

Embora Fúria de Titãs seja considerado a 1ª grande produção cinematográfica inspirada no mito do herói grego Perseu, eu diria que ele simplesmente pinçou alguns elementos da Mitologia Grega que se enquadrassem numa história de aventura misturada com romance.
Não tô dizendo que o filme ficou ruim. Pros padrões da época, foi uma superprodução. Mas não assista esse filme pensando que você tá vendo o mito grego original.
O romance do Perseu com a Andrômeda, que o diretor pôs em cena o mais cedo que pôde, não tem nada a ver com o mito original, no qual o Perseu só conhece a Andrômeda quando ela já tá acorrentada à beira-mar pra ser devorada por um monstro marinho.
Por falar nele, o monstro que aparece em Fúria de Titãs se chama Kraken e é o último dos titãs. Mas o que aparece na Mitologia Grega se chama Ceto e não é um titã.rs
Bom, sem mais comparações, esse filme tem um bom nível de aventura. E os efeitos especiais são o máximo que se pode esperar de um filme do início dos anos 80.
O Perseu que aparece no filme é um herói convincente. Mas a Andrômeda retratada ali é uma heroína que fica no meio do caminho entre a mulher independente que impõe a vontade dela e a mocinha que espera pra ser salva do monstro pelo mocinho.
A única coisa que eu achei mal aproveitada em Fúria de Titãs é o Kraken: todos os personagens que falam sobre ele dizem que ele é uma criatura devastadora, dizem que ele é uma besta destruidora; mas na prática, mesmo tendo oportunidade, ele não faz muita coisa. Ele provoca um tsunami que atinge a cidade de Argos no início do filme (nem sequer ataca a cidade com as próprias mãos) e no final ele tem lá uma lutazinha meio chinfrim com o Perseu.
Um monstro que tem uma capacidade de destruição tão propalada devia ser mostrado em cenas mais ‘tiro, porrada e bomba’, né?
No mais, Fúria de Titãs tem tudo pra agradar a fãs de aventura.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

6 comentários:

Tô Ligado disse...

Pelo título, achei que fosse aquele mais recente.. . Tb gosto ds fikmes antigos. Essa semana, consegui assistir A Mao que Balança o Berço. Gostei muito... comentei no Tô Ligado!. Abraço

Marcelo Castro Moraes disse...

Esse é um dos meus filmes preferidos quando eu era pequeno.

Bússola do Terror disse...

Tô Ligado→ O filme de 2010 é um remake desse. Devo falar sobre ele também em breve.
Abraço também!

Marcelo→ Ah, eu também! Vi pela 1ª vez quando passou na Globo. Eu devia ter uns 11 anos.

Hugo disse...

É uma divertida aventura, que foi o último trabalho do grande Ray Harryhausen, o mago do efeitos visuais nos anos cinquenta e sessenta.

Abraço

M. disse...

Oi Hugo! Feliz 2015 atrasado! Há séculos que não atualizo meu blog, mas o farei em 2015 se Deus quiser! Abraço.

Bússola do Terror disse...

Hugo→ É mesmo.
Abraço também!

M→ Valeu!
Só que não é Hugo, é Leo.rs
Abraço também!