segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VIAGEM RUMO AO INFINITO

título original: Destination Inner Space
título brasileiro: Viagem Rumo ao Infinito
ano de lançamento: 1966
país: Estados Unidos
elenco principal: Mike Road, Scott Brady, Wende Wagner
direção: Francis D. Lyon
roteiro: Arthur C. Pierce

Depois que um estranho veículo não identificado ancora no fundo do Mar perto de um laboratório subaquático, um pequeno grupo de pessoas que se encontram ali nadam até ele pra ver do que se trata. E concluem que é um veículo extraterrestre!
Lá dentro, eles encontram várias cápsulas que não conseguem entender o que são, decidindo levar uma delas até o laboratório pra ser analisada. Mas, pouco depois, a cápsula revela ser uma espécie de ovo. E depois de inchar, ela se quebra, liberando um monstro que se encontrava lá dentro!
A criatura mata todos os humanos que consegue, destrói a tubulação de ar do laboratório e depois sai e fica nadando ao redor do laboratório, impedindo que os ocupantes saiam e escapem.
Liderados pelo Comandante Wayne, os ocupantes do laboratório vão ter que dar um jeito e fugir dali antes que o ar acabe, se livrar do monstro e destruir a nave extraterrestre antes que os outros ovos choquem e liberem um exército de outras criaturas da mesma espécie.

A 1º coisa que eu posso dizer sobre Viagem Rumo Ao Infinito é que se trata de um filme completamente desconjuntado.
Antes de mais nada, porque não tem ritmo: tem partes importantes da história que são abordadas superficialmente, enquanto outros detalhes bem menos importantes são tratados com muito destaque. Aliás, posso dizer que a 1ª metade do filme não mostra muito mais do que blá-blá-blá. A ação mesmo só começa do meio pra frente.
O próprio tempo de duração de algumas cenas se prolonga muito mais do que deveria (mas aí, acho que quiseram simplesmente encher linguiça).
Sobre a origem do monstro, a única coisa que fica clara é que se trata de um ser extraterrestre, racional (apesar de não saber falar) e que parece ter bastante consciência da forma como os humanos vivem e se comportam. Mas nunca se explica por que ele veio à Terra e o que ele quer aqui.
Alguns personagens lançam a suposição de que ele e os outros que tão pra nascer são os únicos sobreviventes de uma espécie que fugiu pra Terra tentando se salvar. Mas o comportamento do alien parece mais o de um invasor tentando matar os ocupantes de um território e se apossar dele.
Como seja, uma coisa que aparece aqui e de que a gente costuma sentir falta em filmes do mesmo tipo são cenas subaquáticas do monstro: ele aparece nadando várias vezes, enquanto, por exemplo, Octaman (1971) e O Demônio do Paraíso (1987), que são mais novos do que Viagem Rumo Ao Infinito, também têm monstros que se locomovem sob a água mas não têm cenas mostrando a locomoção subaquática dessas criaturas.
Bom, descontando essas falhas, esse é um bom filme de terror light. Até porque as cenas de violência são extremamente suavizadas. Inclusive, esse filme já passou na Sessão da Tarde e, até onde eu me lembro, nem teve nenhuma cena cortada.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Viagem Rumo Ao Infinito:


E clique aí do lado em ‘ficção científica’ que você acha posts sobre O Demônio do Paraíso e Octaman.
Até a próxima!

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

achei estranho esse poster, se me lembro bem o monstro era azul, ou não?

Bússola do Terror disse...

É verdade. Ele é azul com as nadadeiras avermelhadas. No poster mudaram um pouco as cores.