segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O BEIJO DO VAMPIRO

título original: O Beijo do Vampiro
ano de lançamento: 2002
países: Brasil / Portugal
elenco principal: Flávia Alessandra, Marco Ricca, Tarcísio Meira
direção: Marcos Paulo
roteiro: Álvaro Ramos, Antônio Calmon, Eliane Garcia, Lilian Garcia, Maria Helena Nascimento e Mauro Wilson

Há séculos, no Castelo dos Amores, vivia o Rei Dagoberto, na companhia de sua corte.
Numa noite de lua-cheia, chegaram ali o Duque Bóris e seus guerreiros, pedindo hospedagem até o dia seguinte. E durante o jantar, ele viu a filha do rei, a Princesa Cecília, dançando com o noivo dela, o Conde Rogério. Mas, sem se importar com isso, o duque tentou raptar a princesa.
Nesse instante, o Frei Abelardo entrou na sala. E revelando que o Bóris e os guerreiros dele são vampiros, conseguiu expulsar todos eles do castelo momentaneamente, enfrentando eles com uma cruz.
A intenção do duque era conseguir uma mulher que gerasse um filho dele: um príncipe vampiro mais poderoso do que o próprio pai.
O Bóris não desistiu dessa ideia. E voltou a atacar o castelo, pretendendo raptar a princesa.
Enquanto o Bóris massacrava toda a Família Real, a Cecília conseguiu subir até o alto da torre do castelo. Mas foi encurralada ali pelo duque. E não vendo outra saída, a princesa se atirou lá de cima, preferindo morrer do que ser levada pelo vampiro.

Essa lenda, lançada pela novela O Beijo do Vampiro, é apresentada ao público no 1º capítulo como um simples conto de fada. Mas logo ficamos sabendo que (dentro do universo da novela, é claro) é uma história real! E o vampiro Bóris ainda tá à solta, aterrorizando o Mundo!
Quando a novela começou a ser gravada, alguns suspeitaram que seria um remake de Vamp (1991), a 1ª novela brasileira a usar vampiros como tema principal e também escrita pelo Antonio Calmon. Mas o próprio autor veio a público desmentir a suposição.
É que, embora Vamp também fosse uma comédia de terror sobre vampiros, O Beijo do Vampiro pretendia ser uma história um pouquinho mais séria (embora também tivesse vários momentos de comédia), que envolveria vampiros já famosos entre os fãs do terror, como o Drácula e o Nosferatu (embora eles apareçam aqui completamente descaracterizados da imagem clássica que eles têm nos seus respectivos filmes, sendo interpretados pelo Dênis Carvalho e pelo Ney Latorraca).
Bom, é claro que Vamp foi um sucesso da época em que foi lançada. E não tirando o mérito dela por isso nem negando que mesmo vista hoje ainda é uma novela divertida, dá pra ver que é uma história presa ao início dos anos 90, com diálogos e situações domésticas que já não se enquadram muito nos dias de hoje. E pros nossos padrões de depois de 2010, nos parece uma produção relativamente antiquada.
Talvez a gente possa dizer que O Beijo do Vampiro foi a mesma coisa, só que se passando em 2002.
Mas, se você gosta de comédias sobre vampiros, talvez valha a pena ver.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Beijo do Vampiro:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre Vamp.
Até a próxima!

Nenhum comentário: