segunda-feira, 18 de agosto de 2014

JASPION 2 / SPIELVAN

título original: Jiku Senshi Supiruban
títulos brasileiros: Jaspion 2 / Spielvan
ano de lançamento: 1986
país: Japão
elenco principal: Hiroshi Watari, Jun Takanomaki (creditada aqui como Makoto Sumikawa), Naomi Morinaga
direção: Makoto Tsuji, Michio Konishi, Takeshi Ogasawara, Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Shozo Uehara

Planeta Clean. Ano 12000 (pelo calendário vigente ali).
Um biólogo chamado Paul procura a explicação pra estranha poluição que as águas do planeta vêm sofrendo. Mas um dia, estranhas criaturas invadem a casa dele e raptam ele, levando também a filha dele, chamada Hélen, como refém.
Sob a mira das armas dos raptores, a esposa dele e o filho mais novo, chamado Spielvan, nada podem fazer. E ainda são obrigados a abandonar o planeta numa nave gigante, junto com os poucos sobreviventes do ataque daquelas criaturas...
Eles acabam descobrindo que as criaturas que raptaram o Paul e a Hélen e atacaram o Planeta Clean são o Império Water, uma sociedade criminosa que viaja de planeta em planeta atrás de águas limpas pra manter vivo um parasita chamado Water, que eles acreditam ser um deus: nas águas onde o Water se instala, se forma um plâncton pestilento que polui toda a água daquele planeta, forçando ele a se mudar pra outro planeta e começar ali o mesmo processo.
A nave em que o povo de Clean escapou ficou avariada durante a fuga e, depois de um tempo, dá sinais de que vai explodir em breve, além dos suprimentos já começarem a se aproximar do fim. E assim, como as únicas crianças sobreviventes são o Spielvan e uma menina chamada Diana, todos concordam em embarcar os 2 numa nave menor ancorada ali e mandar eles garantirem a sobrevivência da espécie de Clean.
Claro que, além disso, eles têm que procurar o Império Water, destruir esses vilões pra vingar a destruição de Clean e salvar outros planetas de terem o mesmo destino no futuro e tentar resgatar o Paul e a Hélen.
E passados 12 anos de viagem, o Spielvan e a Diana (agora com 20 e 18 anos) encontram a pista do Império Water, que tá se dirigindo pra Terra, onde pretende se fixar por causa do excesso de água do planeta!
Ou seja: várias lutas vão ter o nosso planeta como palco...

Spielvan foi um dos últimos seriados japoneses de aventura lançados pela extinta Rede Manchete, que no final dos anos 80 e início dos 90 era uma espécie de ponto de encontro dos programas desse tipo no Brasil.
Embora na própria abertura do seriado ele fosse anunciado com o nome de Spielvan, a Manchete anunciava ele durante os intervalos comerciais com o título marketerio de Jaspion 2, querendo pegar carona no sucesso do Fantástico Jaspion (1985), o carro-chefe da programação infanto-juvenil da emissora na época. Mas apesar de Spielvan ter sido produzido pela Toei assim como Jaspion e de ter sido gravado no ano seguinte a ele, um seriado não tem nada a ver com o outro em termos de história.
Outra coincidência é que o herói principal e personagem-título de Spielvan foi interpretado pelo ator Hiroshi Watari, que tinha interpretado o herói Boomer-Man em Jaspion.
Também vale destacar aqui a presença da falecida Machiko Soga, interpretando a vilã Pandora, já que a atriz foi presença constante em seriados de aventura dos anos 80 gravados no Japão.
Spielvan é uma mistura de metal hero com sentai, já que não mostra só 1 rapaz de armadura lutando contra vilões com superpoderes, mas sim um pequeno grupo de jovens guerreiros fazendo isso (característica de sentai). Mas a figura principal da história é o rapaz em questão e é ele que destrói os vilões com os golpes mortais dele (característica de metal hero).
Então, esse seriado vai agradar basicamente a fãs desses 2 subgêneros.
É mais dramático do que a maioria dos programas desse tipo, mas tem lá umas pinceladas de comédia.
O principal ponto negativo de Spielvan foi o último capítulo que ninguém entendeu direito... Na verdade, o próprio Hiroshi Watari já declarou em mais de 1 entrevista que nem ele entendeu direito!
Pra encerrar, vale lembrar que Spielvan foi um dos seriados que inspiraram V.R. Troopers (1994). E teve até algumas de suas cenas reaproveitadas em Troopers como footage, assim como aconteceu com Shaider, o Detetive do Espaço (1984).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Spielvan:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre Jaspion e Shaider.
Até a próxima!

Nenhum comentário: