segunda-feira, 9 de junho de 2014

O VOO NOTURNO

título original: The Night Flier
título brasileiro: O Voo Noturno
ano de lançamento: 1997
países: Estados Unidos / Itália
elenco principal: Dan Monahan, Julie Entwisle, Miguel Ferrer
direção: Mark Pavia
roteiro: Stephen King (autor do texto original), Jack O’Donnell e Mark Pavia

Um tabloide sensacionalista chamado Inside View vive de publicar matérias asquerosas sobre violência ilustradas por fotos nojentas.
Um repórter chamado Richard é a lenda viva desse jornaleco. Mas as matérias escabrosas em fase extrema publicadas por ele já não chamam a atenção de mais ninguém. E tentando recuperar o prestígio que tinha antes, ele rouba a matéria da qual uma colega tava cuidando, sobre um misterioso assassino identificado como Dwight Renfield.
Recentemente, esse criminoso aterrissou em vários aeroportos particulares à noite, passou cerca de 24 horas por lá e, quando foi embora, deixou brutalmente massacradas todas as pessoas que chegaram a falar com ele. Mas não deixava pista de pra onde tinha ido nem de onde tinha vindo.
O que nem o Richard nem os colegas dele do Inside View imaginam é que a criatura que ele começou a investigar não é um maníaco assassino humano, mas sim um ser monstruoso que não tá nem um pouco satisfeito em ser perseguido por ele...

Inspirado no conto de terror O Piloto da Noite (1988), do grande Stephen King, O Voo Noturno se preocupa em 1º lugar em criticar abertamente a total falta de ética de vários repórteres ao exercerem a profissão. Tanto que o filme não tem ‘mocinho’: é o tipo de história em que NINGUÉM PRESTA!
O terror propriamente só vem em 2º lugar. E talvez por isso mesmo a origem do monstro só seja explicada muito vagamente: através de fotos antigas que o Richard encontra, podemos ver que o tal de Dwight Renfield já foi um humano normal até o início do século XX, mas depois se transformou num vampiro. Só que nunca se explica como nem por quê.
E não pense que se trata de um vampiro sedutor nem sexy; o que aparece nesse filme é uma besta sanguinária e violenta, embora estrategista e racional.
O destino final da criatura é um tanto irônico. Afinal, vocês sabem que, se um vampiro beber o sangue de um humano, esse humano se transforma num novo vampiro, né? Bom, aqui, já chegando no final do filme, vemos um humano que é forçado a beber o sangue de um vampiro. Então, o que vocês acham que vai acontecer com esse vampiro?
Enfim, clique aqui pra ver mais informações sobre O Voo Noturno:


Até a próxima!

Nenhum comentário: