segunda-feira, 30 de junho de 2014

BICROSSERS

título original: Kyodai Ken Baikurossa
título brasileiro: Bicrossers
ano de lançamento: 1985
país: Japão
elenco principal: Kenji Ushio, Tetsu Kaneko, Yuki Tsuchiya
direção: diretores da Toei Company (sem registro de nome em sites confiáveis)
roteiro: Shotaro Ishinomori

Em tempos que já vão longe, um deus de outro planeta, chamado Pégasus, previu que, num certo momento do final do século XX, a Terra correrá um grande perigo. Mas nascerão 2 homens no Japão, um em 01 de Janeiro de 1965 e outro em 02 de Fevereiro de 1968, que salvarão o planeta da ruína unindo suas forças.
A 1ª parte da profecia do deus se cumpriu quando um menino chamado Ken Mizuno nasceu em 01 de Janeiro de 1965, ganhando um irmão chamado Ginjiro Mizuno em 02 de Fevereiro de 1968.
E em 1985, um cientista especialista em robótica identificado apenas como Doutor Q, obcecado por aumentar a sua já enorme coleção de diamantes, se apodera de uma estátua mágica possuída por um demônio pra conseguir isso: quando ouve o choro de humanos (principalmente de crianças), a estátua cospe diamantes. E assim o Doutor Q usa seus robôs pra assustar e ferir crianças, pra fazer com que elas chorem e façam a estátua cuspir novas peças pra coleção de diamantes dele.
Pra tentar resolver o problema, o deus Pégasus confere poderes, armas e armaduras aos Irmãos Mizuno.
A coisa fica pior algum tempo depois, quando a estátua endemoniada é substituída por um computador guerreiro possuído por um demônio mais poderoso ainda do que o outro. E o Doutor Q abandona sua obsessão por diamantes e se une a esse demônio pra dominar a Terra!
E assim se cumpre a 2ª parte da profecia do deus.
Chegou a hora dos Irmãos Mizuno unirem todos os poderes que receberam do deus Pégasus pra salvar a Terra...
Eles são os Bicrossers.

Não é preciso se informar muito sobre Machineman (1984) pra saber que se trata de um metal hero que tinha como público-alvo crianças pequenininhas (por volta de 5 ou 6 anos), já que os metal heroes anteriores eram voltados pra um público-alvo um pouquinho mais velho do que isso. Só um pouquinho, hein!rs
Como a coisa deu certo, a Toei decidiu lançar logo depois um sentai também voltado pra crianças menores, seguindo os mesmos passos que tinha dado com Machineman. E assim, em 1985, ao lado de Esquadrão Relâmpago Changeman e O Fantástico Jaspion (considerados, no Brasil, os 2 maiores clássicos entre os seriados japoneses dos anos 80), a Toei lançou Bicrossers.
Sendo voltado pro público mirim-mirim, claro que se trata de um sentai bem simplificado comparado com os outros: só tem 2 guerreiros no grupo dos heróis (na maioria dos sentais tem cerca de 5), não tem vilões mandando monstros gigantes destruírem Tókyo, não tem heróis usando um robô gigante pra lutar contra esses monstros...
Aliás, as cenas de violência foram bastante reduzidas aqui (assim como em Machineman, em Bicrossers os heróis só destroem robôs guerreiros, mas não matam nenhum ser vivo), ao mesmo tempo em que as cenas cômicas foram intensificadas.
Pelo menos na 1ª metade do seriado, os vilões são bastante abobalhados e fazem muito mais babaquices do que perversidades. Mas dá pra ver que, do meio do seriado pra frente, tentaram dar um clima um pouquinho mais sério à história. Inclusive botaram o Doutor Q usando um vestuário relativamente menos ridículo.
Por falar aí no cientista meio doido das ideias, vejam que a tentativa de imitar Machineman foi tão forte que botaram um vilão principal com um nome que lembra bastante os nomes dos vilões principais de Machineman (Professor K e Lady M).
Ambas foram produções de baixo custo. Mas dá pra ver que Bicrossers recebeu um pouquinho mais de investimento do que Machineman (os efeitos especiais são melhores, o cenário da base dos vilões é mais bem elaborado, os robôs são representados por fantasias diferentes e não pela MESMA fantasia escancaradamente reaproveitada a cada capítulo...).
Bicrossers foi exibido pela Globo no início dos anos 90, mas só por um breve período. Por isso é um dos seriados desse tipo já exibidos no Brasil do qual menos brasileiros se lembram.rs
Bom, posso recomendar esse seriado a fãs de sentais em geral. Mas é claro que você vai ter que assistir sob uma ótima bem mais infantil do que o comum.rs
Clique aqui pra ver mais informações sobre Bicrossers:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre Changeman, Jaspion e Machineman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: