segunda-feira, 26 de maio de 2014

O DEMÔNIO DO PARAÍSO

título original: Demon of Paradise
título brasileiro: O Demônio do Paraíso
ano de lançamento: 1987
países: Estados Unidos / República das Filipinas
elenco principal: Kathryn Witt, Laura Banks, William Steis
direção: Cirio H. Santiago
roteiro: C. J. Santiago e Frederick Bailey

Numa região isolada, porém turística, do Hawaii, alguns nativos realizam uma prática ilegal de pesca num lago, usando dinamites.
Logo depois, um misterioso e feroz lagarto humanoide se ergue do fundo do lago e começa a atacar e matar várias pessoas nas redondezas.
Na crença dos nativos, o monstro é uma assombração do folclore deles, chamada Akua, que, de acordo com a lenda, apareceu na região há 50 anos. E agora voltou, pois se irritou com o barulho das explosões.
Uma bióloga especialista em répteis chamada Annie concorda que a criatura só tá atacando por se irritar com as explosões. Mas explica que não se trata de uma assombração, e sim de um ser pré-histórico que ficou hibernando no fundo do lago até agora.
Seja como for, é preciso deter o monstro. E cada um pensa em fazer isso de um jeito: os nativos atiram oferendas no lago pra acalmar a assombração, a polícia quer simplesmente matar a criatura, a Annie quer que o bicho seja capturado vivo pra ser analisado e ajudar no progresso da Biologia e a dona de um hotel local chamada Angela dá ao monstro o apelido de “Demônio do Paraíso” (é: por isso que o filme tem esse nome rs) e tenta usar ele como marketing turístico pra atrair mais hóspedes pro hotel dela, embora ela própria acredite que a coisa toda seja uma lenda.
Em meio a toda essa confusão, novas vítimas vão perecendo entre as unhas e dentes do terrível monstro...

De acordo com alguns poucos sites, Demon of Paradise foi lançado no Brasil em DVD com o título de O Demônio do Paraíso. Mas não encontrei nenhuma informação mais consistente sobre isso.
Projetado nos Estados Unidos e gravado nas Filipinas, esse é mais um filme de terror que segue o tema lançado pelo Monstro da Lagoa Negra em 1954: um monstro humanoide aquático que sai do lago onde vive e começa a matar os humanos que encontra pela frente.
Mas posso dizer que, ao contrário de Octaman (1971), Rana: The Legend of Shadow Lake (1975) e outros filmes que beberam na mesma fonte, O Demônio do Paraíso conseguiu mostrar uma criatura com uma aparência mais realista. Ou, pelo menos, mais bem feita. Mas tem o mesmo problema da maioria desses outros: não tem cenas subaquáticas do monstro.
De qualquer forma, sem dúvida nenhuma vai agradar a quem gosta de filmes como os mencionados acima.
Advirto que O Demônio do Paraíso deixa algumas contradições, como quando a Annie explica que o bicho é um predador noturno que foge de luz forte... E isso realmente aparece em algumas cenas, mas em outras ele aparece andando à luz do Sol sem se incomodar em nada com a claridade.
A história também nunca explica bem o que o monstro é. O filme dá um pouco mais de corda pra teoria da Annie de que seria um ser pré-histórico, mas nunca desconsidera por completo que ele possa ser a assombração mencionada pelos nativos (embora ele não pareça ter nenhum poder sobrenatural).
A última cena, que parece querer imitar a última cena de um filme de terror dinamarquês chamado Reptilicus (1961), deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Demônio do Paraíso:


E clique aí do lado em ‘ficção científica’ que você acha posts sobre O Monstro da Lagoa Negra e Octaman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: