segunda-feira, 19 de maio de 2014

BEYOND THE FOG / TOWER OF EVIL

títulos originais: Beyond The Fog / Tower of Evil
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1972
países: Estados Unidos / Inglaterra
elenco principal: Bryant Haliday, Jill Haworth, Mark Edwards
direção: Jim O’Connolly
roteiro: George Baxt (autor do texto original) e Jim O’Connolly

Um marinheiro chamado Hamp desembarca junto com seu pai numa ilha chamada Snape Island. Mas, pouco depois, eles encontram uma garota enlouquecida, que mata o velho, pouco antes de ser capturada pelo Hamp e levada por ele pra um hospício.
E mais: os cadáveres de 3 amigos da garota foram encontrados na ilha! Um deles, com uma antiga espada fenícia cravada no tórax.
Ao saberem do fato, um grupo de arqueólogos deduzem que isso confirma uma antiga lenda, segundo a qual uma comunidade fenícia se estabeleceu em Snape Island há milênios. E assim, eles decidem ir até lá pra procurar outros artefatos históricos, acompanhados por um policial chamado Evan.
Quem vai levar eles até lá é o próprio Hamp, que esconde um triste segredo de família relacionado à ilha...
Assim que eles desembarcam, o Evan examina o local e conclui que não pode ter sido a garota louca que massacrou os 3 jovens lá antes, pois ela não teria força física pra matar 3 pessoas fortes e saudáveis da forma brutal como a coisa foi feita. Ou seja: havia mais alguém na ilha. E tudo indica que esse alguém ainda tá lá, se escondendo entre as pedras cobertas de névoa da ilha.
Além disso, parece que o Hamp sabe quem é esse alguém...

Inspirada no livro Horror on Snape Island (1972), do George Baxt, essa é uma coprodução anglo-estadunidense lançada nos Estados Unidos com o nome de Beyond The Fog e na Inglaterra com o nome de Tower of Evil.
Temos aqui uma curiosa mistura de gótico com slasher: como num filme gótico, a história se passa numa grande e sombria construção, localizada numa região desolada e cercada de névoa constante, onde acontecem mortes que ninguém consegue explicar no início da história; e como num slasher film, a história mostra um grupo de pessoas que ficam presas num lugar isolado onde não podem receber ajuda imediata, várias cenas de nudez e sexo simulado, um louco deformado como vilão e uma luta mano a mano entre o vilão e a mocinha mais boazinha do grupo no final do filme.
Assim, Tower of Evil vai agradar tanto a quem gosta de góticos quanto a quem gosta de slashers. Ou a quem quer ver por curiosidade um filme de terror vanguardista, já que ele é do início dos anos 70 e usa temas que só se tornariam comuns em slashers dos anos 80.
E pra encerrar, não posso deixar de comentar a semelhança que Tower of Evil tem com A Ilha dos Cães (1982).
Eu sempre achei que esse último filme era uma mistura de cenas plagiadas de Antropophagus (1980) e Sexta-Feira 13: parte 2 (1981). E é mesmo.rs Só que ele se parece ainda mais com Tower of Evil.
No caso da Ilha dos Cães, temos uma mulher que teve um filho aberrante e foi viver com ele separada do Mundo numa ilha aonde ninguém ia. Até que ela morreu, o filho virou uma espécie de terror ambulante vagando pela ilha e atacou um grupo de pessoas que chegaram lá. E pra se defender do agressor no final do filme, a mocinha do grupo incendeia o lugar onde eles tão com ele dentro... Ora vejam: essas mesmas coisas já tinham sido mostradas 10 anos antes em Tower of Evil!rs
Tem até cenas que são quase 100% iguais nos 2 filmes, como os recém-chegados encontrando uma foto antiga da mãe com o bebê aberrante no colo e tentando esconder ele e uma garota que encontra a carcaça da velha sentada numa cadeira no quarto dela.
Santo filme de terror plagiado, Batman!rs
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Tower of Evil:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre A Ilha dos Cães, Antropophagus e Sexta-Feira 13: parte 2.
Até a próxima!

Nenhum comentário: