sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A HORA DO LOBISOMEM / BALA DE PRATA



título original: Silver Bullet
títulos brasileiros: A Hora do Lobisomem / Bala de Prata
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
elenco principal: Corey Haim, Everett McGill, Megan Follows
direção: Daniel Attias
roteiro: Stephen King

Um Lobisomem Americano Em Londres (1981) reina absoluto como o maior clássico entre os filmes de lobisomem da 2ª metade do século XX. Mas 4 anos depois dele, foi lançado outro filme do mesmo subgênero que também conquistou o seu lugar ao Sol... Ou melhor, à Lua.rs
Inspirado no livro Cycle of The Werewolf (1983), do grande Stephen King, Silver Bullet foi lançado no Brasil com 2 títulos: se chama Bala de Prata quando passa na televisão, mas recebeu o nome de A Hora do Lobisomem (mesmo título que o livro recebeu no Brasil) quando saiu em DVD.
Foi também o próprio Stephen King que escreveu o roteiro da versão cinematográfica da obra. E por sinal, ficou muito bem feito: é uma história com início, meio e fim e não deixa nada sem explicação.
Bom, a forma como o lobisomem é retratado em Bala de Prata também é totalmente diferente do que se vê em Um Lobisomem Americano Em Londres: enquanto lá o pobre David nem sabe o que tá fazendo enquanto mata pessoas transformado em monstro, o personagem que passa pelo mesmo processo aqui tem PLENA CONSCIÊNCIA do que tá fazendo e, como fica evidente, só faz tudo o que faz porque quer (é um fanue quer ().onstro, o personagem que passa pelo processo aquiático religioso que aproveita quando se transforma em monstro pra matar as pessoas que ele considera pecadores).
O filme foi protagonizado pelo hoje falecido Corey Haim, com 13 anos na época das filmagens.
Outra curiosidade aqui é que foi o mesmo ator que interpretou o lobisomem na forma de monstro e na forma humana: o Everett McGill. Quase sempre, quando o filme tem um monstro, é um ator que faz a forma humana do personagem e um dublê que faz a forma de monstro, né?
Bala de Prata também tem cenas muito boas de aventura e ação.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘atores de filmes de terror’ e ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre o Corey Haim e sobre Um Lobisomem Americano Em Londres.
Até a próxima!

5 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

A cena da igreja onde todos se transformam é assustadora, mesmo segundo depois ser revelado que era um sonho. Assisti a primeira vez no SBT e nunca me esqueço.

Gilberto Carlos disse...

Com certeza um dos filmes de lobisomem mais famosos que existem.

Bússola do Terror disse...

Marcelo→ E é essa cena que dá a 1ª pista ao público sobre quem é o lobisomem.
Eu lembro quando passou no SBT no final dos anos 80, mas não cheguei a ver na ocasião. Uma amiga minha é que me contou no dia seguinte. A 1ª vez que eu vi foi em DVD.

Gilberto→ Tem gente que vê esse filme como o 2º maior clássico dos filmes de lobisomem dos anos 80. Bom, entre os que eu já vi, concordo.

Bruno disse...

Bom encontrar um post sobre o mestre Stephen King.Eu sou um fã ardiloso de seu trabalho,li vários de seus livros,vi vários filmes e tenho orgulho de ter alguns desses em minha coleção.
Ainda não tenho esse em especial,mas lembro perfeitamente bem quando passou na TV.
Ótimo post...curti demais.
Abraço!

Bruno

Bússola do Terror disse...

É o famoso terror classe A, né?
Abraço também!