quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GIGANTES GUERREIROS GOGGLE FIVE

título original: Dai Sentai Goguru Faibu
título brasileiro: Gigantes Guerreiros Goggle Five
ano de lançamento: 1982
país: Japão
elenco principal: Junichi Haruta, Megumi Ogawa, Sanpei Godai, Shigeki Ishi, Yoshiji Akaki
direção: Shohei Tojo
roteiro: Hirohisa Soda

Imagine um seriado japonês de aventura, voltado pro público infantil/adolescente e com cerca de 50 capítulos, que tem como tema um grupo de vilões com super-poderes (geralmente vindos de outro planeta) querendo conquistar a Terra e tendo o seu ataque bloqueado por um pequeno grupo de heróis também com super-poderes e que usam, cada um, uma armadura de uma cor diferente...
Já viu isso em algum lugar? Bom, então você sabe o que é um sentai, né?rs Mas vou só dar mais algumas informações adicionais:
Os personagens de todos os sentais (ou supersentais, como alguns preferem chamar) são basicamente os mesmos. No grupo dos heróis, temos o líder (que em 99% das vezes usa a armadura vermelha) e é o mais cabeça do grupo, o vice-líder fortão e meio tarado, outro que é o ‘crianção’ do grupo, outro que é o desastrado do grupo e outro que é o cientista do grupo. No grupo dos vilões, temos o vilão principal (que geralmente passa 99% do seriado dentro palácio, nave, calabouço ou seja lá o lugar onde ele mora e se limita a dar ordens aos súditos), outro vilão que é o 2º no comando, outros vilões que geralmente são os que partem pra porrada pessoalmente contra os heróis (são os vilões que pegam no pesado de verdade, né?rs) e os monstros ou robôs que servem aos vilões (cada um com uma aparência e poderes diferentes e que geralmente aparece em 1 capítulo só e morre nesse mesmo capítulo lutando contra os heróis).
O roteiro de qualquer sentai também é basicamente o mesmo:

Nos primeiros capítulos, não acontece nada além de uma apresentação dos personagens (as intenções de cada um deles e os poderes que ele tem) e uma explicação do tema do seriado como um todo.
Por volta do capítulo 15, chega um novo vilão fixo na história, que é mais poderoso do que todos os vilões que os heróis já enfrentaram até agora.
Por volta do capítulo 30, os vilões se fortalecem mais do que nunca, quase matam os heróis e aí esses tem que dar um jeito de se fortalecer mais ainda se quiserem sobreviver.
Por volta do capítulo 45, o vilão principal começa a se tocar que não vai conseguir matar os heróis e conquistar a Terra usando os planos que ele usou até agora (eles demoram a perceber isso, né?rs). E aí, começa a partir pra planos mais extremistas, nos quais frequentemente ele provoca a morte de alguns súditos dele (inclusive, traições dos vilões menores contra o vilão principal são comuns nessa fase do sentai).
E no último capítulo (ou no mínimo no penúltimo), o vilão principal finalmente ‘sai da toca’ e parte pra porrada pessoalmente contra os heróis... E morre, é claro.rs

Bom, você conta nos dedos os sentais que tenham um roteiro diferente desse.
O sentai mais antigo que já foi exibido no Brasil é Gigantes Guerreiros Goggle Five.
Lançado em 1982, esse foi o 6º sentai a ser produzido no Japão. Mas, apesar de ter a intenção de ser uma história séria, ele acabou, involuntariamente, se transformando numa patética comédia de aventura. Principalmente devido aos exageros na aparência de alguns personagens e nas próprias cenas de luta. E quanto às armas dos heróis... Entre outras ‘curiosidades’, você vê ali um bambolê de plástico, uma bola de borracha e uma fita de seda. Sim: eles lutam usando isso!
Mais uma: a “base secreta” dos heróis fica “escondida” embaixo de um estádio de beisebol no Centro de Tókyo, que em todos os capítulos se levanta algumas dezenas de metros acima do solo pra permitir a saída dos veículos deles. E as entradas pra lá são cabines que ficam no meio de um parque de diversões e todo mundo que tá em volta vê quando eles entram lá! Uma base assim é... “secreta”?!
O marechal do exército dos vilões é um faraó que vivia no Polo Sul (?!). E os monstros, além de mal feitos, ficam o tempo todo pulando, agitando os braços, rindo sem motivo e repetindo os próprios nomes que nem uns debilóides.
Pra terminar de fazer a coisa descer pelo ralo, Goggle Five teve um tratamento de lixo no Brasil: foi exibido pela Bandeirantes em 1989 como um mero tapa-buracos na programação. Assim, quando não tinha mais nada pra passar, fosse de manhã, de tarde ou de noite, a Band botava lá algum capítulo de Goggle Five. E a dublagem brasileira foi mais lixo ainda, com o som abafado, os personagens se chamando pelos nomes errados e outras bizarrices.
Bom, se você é fã de sentais, ou se simplesmente quer rir com mais algumas esquisitices desse aqui, clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


Até a próxima!

3 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Me lembrei dos Powers Rangers. Assisti as primeiras temporadas.

Alan Raspante disse...

Ué, também lembrei dos Power Rangers, hihihi Bem, nunca vi esse Goggle Five, HAHAHA

Leo Carioca disse...

Gilberto Carlos→ Bom, na verdade, cada temporada de Power Rangers foi um remake de um sentai diferente. A Toei, que é a principal responsável pela produção de sentais no Japão, começou a vender os direitos autorais pra Saban Entertainment em 1992. E desde então, a Saban (e depois a Disney) começou a produzir Power Rangers, aproveitando os roteiros e até mesmo algumas cenas dos sentais gravados no Japão.

Alan Raspante→ Eu acho que Goggle Five foi o sentai menos visto no Brasil, pois foi o único que nunca passou na extinta Rede Manchete.