segunda-feira, 11 de junho de 2012

POLTERGEIST / O FENÔMENO

título original: Poltergeist
títulos brasileiros: Poltergeist / O Fenômeno
ano de lançamento: 1982
país: Estados Unidos
elenco principal: Heather O’Rourke, Oliver Robins, Zelda Rubistein
direção: Tobe Hooper
roteiro: Mark Victor, Michael Grais e Steven Spielberg

Como eu já mencionei no post que fiz sobre Antropophagus (1980), a propaganda boca a boca muitas vezes distorce a realidade de muitos filmes. E Poltergeist foi uma produção que sofreu muito ‘disse me disse’.
Acredito que não seja novidade pra quase ninguém que esse filme, lançado em 1982, rendeu 2 continuações (1986 e 1988). E no caso dos 3 filmes, houve a morte de pelo menos 1 ator durante ou depois das gravações: a atriz Dominique Dunne (a heroína Dana do 1º filme) foi assassinada em 1982, o ator Julian Beck (o vilão Henry Kane do 2º filme) foi vitimado por um câncer de estômago em 1985, o ator Will Sampson (o herói Taylor do 2º filme) morreu devido a complicações causadas por uma cirurgia mal sucedida em 1987 e a atriz Heather O’Rourke (a heroína principal Carol Anne) morreu durante uma cirurgia de emergência no intestino em 1988.
Somando isso ao fato de termos aqui uma história de terror, não demorou a surgir a lenda de que o roteiro tava amaldiçoado, não demoraram a surgir boatos de que muitos outros atores além desses tinham morrido de forma estranha durante as gravações...
Enfim, pra muita gente, Poltergeist é mais famoso pelas lendas que ele gerou do que pela história em si.
É interessante lembrar que o filme de 1982 é na verdade uma sátira de terror, e não um filme de terror cascudo (a última cena, em que o pai bota a televisão pra fora de casa, é inegavelmente uma cena pra rir, né?). Por sinal, nenhum personagem morre no 1º filme. Com exceção de um canário, que morre de morte natural.rs
Então, se nem é uma coisa voltada pro ‘mal’, vamos dizer assim, por que a história estaria amaldiçoada?
Além disso, vamos lembrar que morreram 4 pessoas relacionadas com Poltergeist ao longo de 6 anos (entre 1982 e 1988), não foi nem no mesmo ano. E dê uma pesquisada na história de vários outros filmes que você vai ver também pessoas relacionadas a eles que morreram nos anos seguintes.
Acho que, se o filme falasse sobre qualquer outro assunto que não fosse sobrenatural, nem teriam surgido essas lendas.
Bom, lançado no Brasil com o título original, mas eventualmente anunciado na televisão com o título de O Fenômeno, esse não é um filme propriamente de muita ação. Mas não deixa de prender a atenção do público com um roteiro interessante, escrito pelo grande Steven Spielberg (que foi também o produtor), em parceria com o Mark Victor e o Michael Grais.
É considerado um dos grandes clássicos do Cinema Fantástico.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Poltergeist e suas 2 continuações:


E clique aí do lado em ‘slashers’ pra ver o post sobre Antropophagus.
Até a próxima!

3 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Adoro esse clássico do terror. A cena da televisão que transmite sem estar ligada é assustadora. Não sabia que alguns atores que fizeram o filme tinham morrido, mas as mortes nada tem a ver com a produção. Abraços.

Hugo disse...

É muito mais um suspense com toques de sobrenatural do que um terror, mas não deixa de ser um bom filme, com ótimas sequências de tensão.

Acredito que se o filme fosse de uma produtora menor, Tobe Hooper faria uma terrorzão, mas com a mão de Spielberg ao lado, ele teve de amenizar a história.

As lendas aumentaram a fama da série de filmes, mas como vc bem escreveu, se fizerem um levantamento vários outros filmes tiveram mortes de atores após o lançamento.

Abraço

Leo Carioca disse...

Gilberto Carlos→ É difícil dizer qual é a cena mais assustadora. Mas aquela em que a mãe das crianças entra em outra dimensão pra buscar a garota e aí, de repente, aparece aquela cara gigantesca e monstruosa foi a que me deu o meior susto quando eu vi o filme pela 1ª vez.
Abraços também!

Hugo→ Bom, acho que ele não chegaria a fazer um gore em fase extrema, tipo Uma Noite Alucinante. Nem combinaria muito com o roteiro, né?
Abraço também!