segunda-feira, 9 de abril de 2012

SPECTREMAN


títulos originais: Uchu Enjin Gori / Uchu Enjin Gori Tai Supekutoruman / Supekutoruman
título brasileiro: Spectreman
ano de lançamento: 1971
país: Japão
elenco principal: Takanobu Toya, Tetsuo Narikawa, Toru Ohira
direção: Yasuharu Hasebe
roteiro: Ushio Shoji

Como eu tinha dito quando fiz o post sobre Ultraman (se você ainda não viu, clique aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha), um dia eu mandaria um post sobre Spectreman... Bom, o dia chegou.rs
Ultraman e Spectreman são 2 seriados de aventura que apresentam exatamente os mesmos assuntos: um herói robótico gigante que tem uma identidade secreta de aparência humana, um grupo de pesquisa tipo ‘sociedade secreta’ que ajuda o grandão a lutar contra os vilões (e do qual o próprio herói faz parte quando se encontra em sua aparência humana), extraterrestres perversos que querem dominar a Terra e monstros de várias aparências diferentes e com poderes diferentes.
Nesse último quesito, temos que reconhecer que eles foram bem criativos. A maioria dos monstros eram mutantes criados pelo Dr. Gori. Mas também tinham dinossauros que acordaram depois de terem ficado hibernando no fundo do Mar, dinossauros que acordaram depois de terem ficado hibernando no subterrâneo, monstros espaciais e até mesmo ‘assombrações’ de outros planetas, como um vampiro espacial e uma maga satanista espacial!
Já que eu mencionei o Dr. Gori, tenho que dizer que ele faz outra diferença de Spectreman quando é comparado a Ultraman: enquanto Ultraman não tem um vilão fixo (cada monstro lá aparece por um motivo diferente e não tem nenhuma ligação com os demais vilões), Spectreman tem lá o Gori enchendo o saco dos heróis em praticamente todos os capítulos.
O fim também é diferente, se comparado ao fim de outros seriados japoneses do mesmo tipo: 99% dos heróis japoneses matam o vilão principal no último capítulo; o Spectreman, ao contrário, se dispõe a poupar a vida do Gori no confronto final com ele, lembrando que ele poderia fazer muito pela Terra com os conhecimentos científicos que possui.
Aliás, apesar do Gori ser um vilão, fica difícil enxergar maldade pura nele. É claro que ele era um extremista maluco, mas tudo o que ele fazia era com a intenção de deter o avanço da poluição na Terra e, assim, salvar o planeta da destruição.
Aliás, será que, quando o seriado começou, a intenção não era mostrar o personagem radical pra ir fazendo ele melhorar aos poucos e virar um líder ecologista? Afinal, o 1º título que o seriado recebeu no Japão (Uchu Enjin Gori) fazia alusão a ele, e não ao Spectreman. Depois é que mudou pra Uchu Enjin Gori Tai Supekutoruman e só depois pra Supekutoruman.
Se foi isso, talvez o extremismo do personagem tenha chegado tão longe ao longo do seriado que ficou impossível regenerar ele. E aí desviaram a atenção pro Spectreman. Faz sentido, né?
Bom, o herói principal foi interpretado pelo grande judoca e karateca Tetsuo Narikawa, falecido há poucos anos.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Spectreman:


Até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Léo, também sou fã dos filmes de terror, mas principalmente daqueles feitos há algum tempo como O exorcista, O bebê de Rosemary e centenas de outros, mas não gosto muito dos porno terror, tipo O albergue e Jogos mortais, apesar de ter visto todos eles para ver se eram mesmo tão ruins... Abraços. Agradeço pelas visistas ao Gilberto Cinema e já estou seguindo.

Leo Carioca disse...

Oi! Só agora vi o seu comentário!rs
É que ele tinha sido sinalizado como spam, sem ser. Aí caiu na pasta de spam e eu não tinha visto até agora. Mas já consertei.
Bom, os meus filmes de terror preferidos são os do início dos anos 80. Também acho que os modernos perderam um pouco a graça, até por causa do excesso de efeitos especiais 3D, e que geralmente a gente vê com bastante clareza que são efeitos 3D. Quando os monstros eram interpretados por atores fantasiados, por incrível que pareça, ficavam com uma aparência mais real.
Abraços também!