sexta-feira, 23 de março de 2012

NASCE UM MONSTRO


título original: It’s Alive
título brasileiro: Nasce Um Monstro
ano de lançamento: 1974
país: Estados Unidos
elenco principal: James Dixon, John P. Ryan, Sharon Farrell
direção e roteiro: Larry Cohen

Monstros gigantes transmitem medo por serem criaturas de força descomunal e que podem percorrer vastas áreas sem fazer grandes esforços ou mesmo destruir cidades inteiras (haja visto a maioria dos seriados japoneses de aventura).
Isso significa que, quanto maior for o monstro apresentado por um filme, mais medo ele inspira no público, certo? Errado!
Os mini-monstros, que são o extremo oposto deles, também conseguem aterrorizar o público, só que inspirando outro tipo de medo: eles podem entrar em qualquer lugar sem serem vistos e se esconder em qualquer parte. Assim, podem estar escondidos a menos de 1 metro de distância de você sem que você perceba... até que seja tarde!
Nasce Um Monstro nos mostra exatamente esse tipo de criatura. E como o diretor não dispunha de grandes efeitos especiais ao realizar as filmagens, usou basicamente esse clima de imprevisto ao longo do filme. Além do público saber que o monstro pode estar escondido onde quiser e se mostrar a qualquer momento, cenas de objetos que caem repentinamente, barulhos imprevistos e própria câmera se movimentando em certos ângulos conseguem manter um perturbador clima de tensão.
Imperdível pra fãs de suspense.
Mas o que é curioso nesse filme são as críticas sociais que ele faz: o monstro é tratado quase como uma figura abstrata (inclusive, a criatura aparece muito pouco e o filme nem explica por quê nasceu um monstro em vez de um bebê normal), enquanto diferentes personagens da sociedade tentam tão somente defender, cada um, seus interesses pessoais.
Nasce Um Monstro rendeu 2 continuações (1978 e 1987) e 1 remake (2008).
No 2º filme, o diretor resolveu deixar as críticas sociais de lado e partiu mais pro terror mesmo, se saindo muito bem. Mas no 3º filme, como inventaram de misturar comédia com terror, a história acabou desandando.
Quanto ao remake, só vi algumas cenas específicas e li o roteiro. Mas isso já foi o suficiente pra ver que, com exceção do tema principal e dos nomes de alguns personagens, não tem nada a ver com a história do original de 1974.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme original e suas 2 continuações:


Até a próxima!

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

eu amo esse filme!
vi várias vezes em vhs na locadora, gostaria de encontrá-lo em dvd...

off post, cara esse lance de identificação de palavras está terrível, não acerto uma...

Leo Carioca disse...

Eu nunca vi esse filme em DVD nem em VHS. Vi quando passou na televisão e depois revi no YouTube.
E eu morria de medo desse filme quando era criança.rsrs
Essa parte da identificação de palavras eu também tô errando direto na hora de digitar. Mas acaba saindo.rsrs