domingo, 29 de janeiro de 2012

ULTRAMAN

título original: Urutoraman: Kuso Tokusatsu Shirizu
título brasileiro: Ultraman
ano de lançamento: 1966
país: Japão
elenco principal: Akiji Kobayashi, Masanari Nihei, Susumu Kurobe
direção: Hajime Tsuburaya
roteiro: Mamoru Sasaki

“Qual é o herói que vem à sua mente quando alguém menciona o Japão?”

Faça essa pergunta a qualquer brasileiro que foi criança ou adolescente no final dos anos 80 e eu posso afirmar com certeza quase absoluta que a resposta vai ser “Jaspion” ou “os Changeman”.
Entretanto, se você fizer a mesmíssima pergunta a qualquer brasileiro que foi criança ou adolescente na virada dos anos 70 pros 80, com certeza a resposta vai ser “Ultraman” ou “Spectreman”.
Pois é. Esses 2 heróis foram os grandes mitos japoneses dos anos 70. E dessa vez vamos dar uma olhada no Ultraman (não esqueci do Spectreman, não: vocês vão ver um post sobre ele em breve).
O 1º herói robótico gigante japonês apareceu pela 1ª vez na TV Japonesa em 1966, pra ajudar a “patrulha científica” (como foi chamada no Brasil a sociedade secreta da vez instalada em Tókyo) a defender a Terra de uma manada de monstros bizarros.
Aliás, embora o seriado não contasse com um vilão fixo, temos que admitir que eles eram bem criativos em relação a inventar monstros pra lutar contra os heróis: tinham monstros pré-históricos, monstros subterrâneos, monstros mutantes... Mas a maioria dos vilões eram mesmo monstros espaciais. E todos eram gigantes ou ficavam em tamanho gigante em algum momento do capítulo, pra lutar contra o Ultraman e espalhar pedaços de borracha, isopor, papelão, plástico... ou melhor, dos prédios de Tókyo pra tudo quanto é lado.rsrs
Bom, quem curte produções de aventura e ficção científica (passando longe dos efeitos especiais de hoje, evidentemente), com certeza vai gostar dessa.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:

http://centrogb.blogspot.com/2009/05/o-1-heroi-japones-de-fama-mundial.html

Até a próxima!

Nenhum comentário: